Meteorologia

  • 04 FEVEREIRO 2023
Tempo
MIN 7º MÁX 18º

Gás. Mais de 9 mil clientes EDP pediram para mudar para mercado regulado

Mais de 9.000 clientes da EDP Comercial pediram para regressar ao mercado regulado de gás, disse hoje fonte oficial da EDP à Lusa.

Gás. Mais de 9 mil clientes EDP pediram para mudar para mercado regulado
Notícias ao Minuto

16:55 - 19/09/22 por Lusa

Economia Energia

Segundo a mesma fonte, "há 9.300 pedidos de clientes para adesão à EDP Gás Serviço Universal" desde o dia 07 de setembro.

Desde o dia 07 de setembro, que os consumidores que pretendam regressar ao mercado regulado do gás já o podem fazer numa loja, "sem quaisquer ónus ou encargos".

Nos termos do diploma, os comercializadores de último recurso (CUR) terão, no prazo máximo de 45 dias, de disponibilizar aos consumidores a possibilidade de fazer esta mudança 'online'.

Segundo se lê no texto do decreto-lei, trata-se de um "regime excecional e temporário" que permite "a clientes finais com consumos anuais inferiores ou iguais a 10.000 m3 [metros cúbicos] o regresso ao regime de tarifas reguladas, harmonizando este regime com o já existente no setor da eletricidade".

O objetivo é "evitar que um encarecimento dos preços finais do gás natural, em termos que oneram as famílias e os pequenos negócios", num contexto em que "a atual situação de restrição no fornecimento de gás natural, motivada pelo conflito armado na Ucrânia, tem provocado aumentos progressivos no preço grossista do gás natural" e em que não se prevê "que tal situação possa ser revertida no curto prazo", tendo já sido anunciadas no mercado liberalizado "subidas acentuadas" para o próximo mês de outubro.

O incumprimento pelos comercializadores de último recurso do disposto no decreto-lei constitui "contraordenação leve", revertendo o produto da aplicação das respetivas coimas em 60% para o Estado e em 40% para a ERSE.

Segundo dados do executivo, a medida que permite a transição para o mercado regulado tem um universo de potenciais beneficiários de 1,3 milhões.

[Notícia atualizada às 17h31]

Leia Também: Governo "quer acreditar" que Nigéria vai entregar gás, mas admite riscos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório