Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Creches gratuitas. Medida deverá abranger "46 mil crianças" no 1.º ano

No final de setembro será feita uma "monitorização do primeiro mês deste programa", de forma a perceber quantas crianças estão já abrangidas pelo mesmo.

Creches gratuitas. Medida deverá abranger "46 mil crianças" no 1.º ano
Notícias ao Minuto

09:53 - 01/09/22 por Ema Gil Pires

Economia Ana Mendes Godinho

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, disse esta quinta-feira que as estimativas preveem que "46 mil crianças" sejam abrangidas pelo programa de gratuitidade das creches ao longo do "primeiro ano" de existência do programa. Até 2024, a governante prevê que "cerca de 100 mil crianças" seja abrangidas pela medida, explicou.

Em declarações aos jornalistas, em São João da Madeira, Mendes Godinho adiantou que no final de setembro será feita uma primeira "monitorização do primeiro mês deste programa", de forma a perceber quantas crianças estão já abrangidas pelo mesmo.

A ministra, que mantém o cargo que tinha na anterior legislatura, explicou ainda que o Governo prevê "alargar", em janeiro, esta medida a "crianças que estão em creches privadas porque não têm capacidade de resposta por parte do setor social". Isto numa altura em que o programa conta já, neste momento, com 6.000 vagas aprovadas.

Ana Mendes Godinho referiu ainda que um dos objetivos deste programa passa por "financiar a reconversão de espaços que possam ser facilmente adaptados para creches", explicando que vai ser lançado aviso este mês um aviso, "no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)", que conta com um investimento de "20 milhões de euros" para criar "5.000 lugares em creche" durante este ano letivo. 

O programa de gratuitidade de creches, como recordou a ministra, arranca "de forma faseada", tendo-se iniciado "pelo setor social e solidário". "Vamos começar com as crianças que nasceram depois de 1 de setembro de 2021, que têm até um ano, que entram este ano nas creches", acrescentou ainda.

Estas declarações foram proferidas no dia em que arrancou este programa de gratuitidade de creches, que será alargado de forma faseada até 2024, quando todas as crianças dos três anos de creche estarão abrangidas pela gratuitidade, independentemente dos rendimentos das famílias.

No âmbito desta medida, para além da mensalidade da creche, o Estado passa também a cobrir as despesas relativas a alimentação, as despesas de inscrição, o seguro e o prolongamento de horário se as crianças precisarem de ficar tempo extra na creche.

Leia Também: Gratuitidade das creches arranca hoje. Quatro questões sobre o programa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório