Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Se quer poupar na fatura da luz, este barómetro (e simulador) pode ajudar

Para o efeito deve preencher os dados que são pedidos, "tentando ser o mais fiel possível ao consumo do seu lar" e, depois, obterá as "melhores propostas para a sua habitação".

Se quer poupar na fatura da luz, este barómetro (e simulador) pode ajudar
Notícias ao Minuto

07:36 - 26/08/22 por Notícias ao Minuto

Economia Eletricidade

Se quer poupar na fatura da eletricidade ou se procura mudar de comercializador saiba que há um barómetro da DECO Proteste, com simulador, que "ajuda a encontrar o melhor tarifário". Para o efeito deve preencher os dados que são pedidos, "tentando ser o mais fiel possível ao consumo do seu lar" e, depois, obterá as "melhores propostas para a sua habitação".

Mesmo já tendo um tarifário, recomenda a DECO, "convém visitar o simulador de vez em quando", porque as "tarifas mudam com regularidade, e aquela que compensava pode deixar de ser tão interessante: afinal, o mercado da eletricidade é livre, e os fornecedores apresentam novas propostas com frequência".

Além disso, vale lembrar que "também o consumidor é livre de mudar sempre que quiser, até porque raramente há fidelizações ou penalizações. Contudo, se tiver contratado serviços associados, ao desistir dos mesmos, poderá perder alguns benefícios. Além disso, na maioria dos contratos, os mesmos têm um período de fidelização, o que implicará um custo de rescisão".

A DECO Proteste sublinha ainda que "fazer uma escolha com base na percentagem de desconto é uma má decisão, por muito que as empresas queiram fazer passar outra ideia". Ao invés disso, "para escolher bem, é essencial ter em conta o perfil de consumo".

"Quem consome pouca eletricidade deve optar por uma tarifa de potência (termo fixo) mais baixa, porque terá mais peso na fatura do que a tarifa aplicada ao consumo reduzido. Já para consumos mais elevados, há que dar atenção ao custo por kWh, que será multiplicado por um gasto de eletricidade superior", diz ainda a DECO Proteste. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório