Meteorologia

  • 26 SETEMBRO 2022
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 26º

Ilhas Salomão recebem empréstimo de 65,5 mil milhões de euros da China

As Ilhas Salomão anunciaram hoje terem obtido um empréstimo da China, no valor equivalente a 65,5 mil milhões de euros, para a construção de 161 torres de telecomunicações no país, pela gigante chinesa das telecomunicações Huawei.

Ilhas Salomão recebem empréstimo de 65,5 mil milhões de euros da China

Este é o primeiro financiamento recebido pelas Ilhas Salomão de Pequim, desde a assinatura de um pacto de segurança entre os dois países, em abril, depois de Honiara ter rompido as relações diplomáticas com Taiwan.

O governo das Ilhas Salomão classificou o empréstimo como uma "parceria financeira histórica", que ocorre depois de as relações com Pequim terem sido reestabelecidas, em 2019.

Os crescentes laços financeiros e de segurança entre os dois países suscitaram preocupações nos Estados Unidos, na Austrália e na Nova Zelândia.

Estes países alegaram que a China pode usar o pacto de segurança para estabelecer uma base militar no país, o que o primeiro-ministro das Ilhas Salomão, Manasseh Sogavare, negou repetidamente.

Sob os termos do acordo, as Ilhas Salomão vão beneficiar de um empréstimo a 20 anos, do Banco de Exportação e Importação da China, um banco de desenvolvimento estatal chinês, que financiará totalmente a construção das torres de telecomunicações da Huawei, disse o Governo das Salomão.

Quase metade das torres vai ser construída antes dos Jogos das Ilhas do Pacífico, em novembro de 2023.

No início de agosto, Sogavare propôs emendar a Constituição para adiar a realização das eleições gerais, marcadas para setembro de 2023, defendendo que o país não podia organizar os dois eventos, o que suscitou fortes críticas do líder da oposição.

As próximas eleições vão ser as primeiras desde que tumultos em massa contra Sogavare ocorreram em Honiara, no ano passado.

Leia Também: Covid-19: Ilhas Salomão e Vanuatu reabrem fronteiras internacionais

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório