Meteorologia

  • 26 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 23º

Eletricidade? "Tarifa regulada é, neste momento, a opção mais económica"

A conclusão é da DECO Proteste, que recomenda que os consumidores simulem se estão a pagar pela opção mais económica.

Eletricidade? "Tarifa regulada é, neste momento, a opção mais económica"
Notícias ao Minuto

08:44 - 29/07/22 por Notícias ao Minuto

Economia Energia

Com a subida dos preços da eletricidade ao longo dos últimos meses, atualmente a tarifa regulada é a opção mais barata, revela a DECO Proteste

"Verificámos que, de um modo geral, a tarifa regulada é, neste momento, a opção mais económica", diz a organização de defesa do consumidor, que recomenda que estes simulem para descobrir o fornecedor com as tarifas mais baixas.

Depois de simular, "se confirmar que aquela tarifa é mais baixa do que a que tem atualmente, pode deixar o mercado liberalizado e adotá-la, no caso da eletricidade. Mas o mesmo não é possível com o gás natural", nota a DECO. 

A organização diz que, por este motivo, vai "enviar uma carta aberta ao Governo e aos partidos com assento parlamentar, para que os consumidores de gás natural tenham a possibilidade de voltar à tarifa regulada".

A DECO Proteste defende que "é essencial que as tarifas reguladas sejam transparentes, calculadas com valores sólidos e margens competitivas e representem um porto de abrigo concorrencial para os consumidores face ao mercado liberalizado".

O que é o mercado regulado? E o mercado livre?

O mercado regulado corresponde à parcela do mercado de contratação do fornecimento de energia elétrica em que se aplicam tarifas definidas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), ao passo que o mercado liberalizado corresponde à parcela do mercado de contratação do fornecimento de energia elétrica em que a parcela de energia é livremente negociada entre as partes.

Leia Também: AIE deixa o alerta: Preço da eletricidade vai voltar a subir no Inverno

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório