Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Aeroporto. Atraso na decisão deve ser vista como oportunidade para rever

O responsável da consultora SkyExpert, Pedro Castro, considerou hoje que o atraso na decisão sobre o novo aeroporto de Lisboa deve ser visto como uma oportunidade para discutir a infraestrutura com base na agenda climática, no conhecimento e tecnologia atuais.

Aeroporto. Atraso na decisão deve ser vista como oportunidade para rever
Notícias ao Minuto

23:14 - 19/07/22 por Lusa

Economia Aeroporto

"Não podemos pensar que apenas porque foi pensado um modelo,10 anos atrás [Portela+1] ficámos amarrados a ele", pelo que a não concretização daquela decisão criou uma "oportunidade de a discutir de novo" fazendo essa discussão "à luz daquilo que conheço hoje", tendo em conta a tecnologia, as necessidades das companhias áreas, como elas veem o seu crescimento, ou aquilo que são os compromissos no âmbito da "agenda climática" considerou Pedro Castro.

O responsável pela empresa de consultoria especializada em transporte aéreo, aeroportos e turismo falava na mesa redonda dedicada ao tema "(Re)pensar a decisão do novo aeroporto de Lisboa", que hoje decorreu em Lisboa e na qual se questionou se se pretende construir o aeroporto prometido em 1969 e em 2013 ou aquele que vai ser necessário em 2100.

Neste contexto considerou que "o atraso na decisão" não deve ser visto "como um fardo", mas como uma oportunidade de a rever à luz dos novos conhecimentos e necessidades.

O debate, que Pedro Castro afirma ter decidido realizar na sequência do episódio da revogação do despacho sobre o novo aeroporto do Ministério tutelado por Pedro Nunes Santos, contou com a participação de Domingos Leitão, diretor executivo da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), que avançou com uma na justiça contra a solução Montijo, Alexandre Alves, diretor comercial (CCO) do Grupo SevenAir, Armando Gomes de Campos, engenheiro civil na reforma, e Duarte Costa, geógrafo e especialista em alterações climáticas.

Considerando que Lisboa "vive uma espécie de euforia" por causa do novo aeroporto, Domingos Leitão alertou para a importância de, perante as alterações climáticas, todos mudar-mos de atitude na forma de viajar recorrendo apenas ao avião quando a distância o justifica.

Já Duarte Costa referiu-se ao novo aeroporto de Lisboa como "um elefante branco questão das alterações climáticas", defendendo uma melhor gestão do aeroporto da Portela e o recurso ao aeroporto de Beja para alguns dos voos de conexão, ou seja, para os passageiros que passam pela Portela em escala, não entrando no país nem sequer na cidade.

Leia Também: Sindicato lança pré-aviso de greve para aeroporto de Santa Maria

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório