Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

Gasolina deve voltar a ficar mais barata na próxima semana. E o gasóleo?

Preço da gasolina pode baixar até cinco cêntimos no arranque da próxima semana. Já o gasóleo poderá baixar cerca de meio cêntimo, adiantou fonte do setor ao Notícias ao Minuto.

Gasolina deve voltar a ficar mais barata na próxima semana. E o gasóleo?
Notícias ao Minuto

08:24 - 15/07/22 por Notícias ao Minuto

Economia Combustíveis

Se tem carro a gasolina, o melhor é esperar por segunda-feira para abastecer o depósito, já que as previsões apontam para uma nova baixa do preço a partir de segunda-feira. No caso do gasóleo, a expectativa é que o preço desça muito ligeiramente, cerca de meio cêntimo, adiantou fonte do setor  ao Notícias ao Minuto

Tendo em conta os dados até quinta-feira, as previsões apontavam para uma descida que poderia chegar aos cinco cêntimos no caso da gasolina, de acordo com a CNN, mas fonte do setor disse ao Notícias ao Minuto que a redução pode mesmo chegar aos seis cêntimos

Contudo, estas variações ainda podem sofrer alterações, uma vez que ainda faltam contabilizar as negociações desta sexta-feira. 

A cotação do barril de crude Brent para entrega em setembro - que serve de referência para as importações nacionais - encerrou, na quinta-feira, no mercado de futuros de Londres em baixa de 0,47%, para os 99,10 dólares.

Durante a mesma sessão, o Brent chegou a atingir 97,35 dólares, o mínimo registado desde o começo da invasão russa da Ucrânia.

O crude tem apresentado uma tendência em baixa com os investidores preocupados com a eventualidade de uma recessão económica global.

Não obstante, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) prognosticou há uns dias que o consumo mundial de petróleo vai subir 2,7% em 2023, para os 103 milhões de barris por dia.

A OPEP baseou-se no pressuposto de um contexto económico "sólido", com um crescimento de 3,2%, decorrente de uma esperada "melhoria" na situação criada pela invasão russa da Ucrânia e pela contenção da pandemia do novo coronavírus na China.

Euro não ajuda a mais descidas

Apesar da desvalorização da matéria-prima nos mercados internacionais, o reflexo não se sente mais no preço dos combustíveis também por causa da desvalorização do euro face ao dólar, par cambial que esta semana chegou a negociar na paridade

Isto porque o petróleo é negociado em dólares e quando a nota verde aprecia face à moeda única significa que são precisos mais euros para comprar a mesma quantidade de petróleo

Como se calculam os preços dos combustíveis?

[Notícia atualizada às 13h07]

Leia Também: Os transportes e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório