A semana começou com a previsão de que os preços dos combustíveis iriam ficar mais baratos, mas, feitas as contas, o que aconteceu aos preços? O preço médio da gasolina simples 95 baixou cerca de meio cêntimo, ao passo que o gasóleo simples ficou mais barato seis cêntimos.
De acordo com o preço médio divulgado pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a gasolina simples 95, que no domingo custava 2,096 euros por litro (euros/litro), desceu pouco mais de um cêntimo para 2,084 euros/litro.
Já o gasóleo simples desceu de 2,054 euros/litro para 1,993 euros/litro, o que significa uma redução de cerca de seis cêntimos.
Com esta diminuição, o preço médio do gasóleo simples volta a ficar abaixo da 'barreira' dos dois euros por litro, que tinha sido ultrapassada em meados de junho.
Evolução dos preços dos combustíveis© Reprodução do site da DGEG
Considerando os preços de fecho de quinta-feira, as previsões apontavam para que o gasóleo baixasse até oito cêntimos por litro, ao passo que a gasolina poderia ficar mais barata cerca de três cêntimos, adiantou fonte do setor ao Notícias ao Minuto na sexta-feira.
Também no final da semana passada, recorde-se, o Governo anunciou que o desconto no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) equivalente a uma descida da taxa do IVA dos 23% para os 13% vai manter-se nos meses de julho e agosto.
Em comunicado, o Ministério das Finanças referiu que o Governo renovou as medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis para os meses de julho e agosto, através de uma redução nos impostos e aprovou novas medidas para os setores mais afetados.
Leia Também: Problemas no aeroporto continuam. Há 27 cancelamentos previstos para hoje