Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Dirigentes europeus decidem fim do anonimato sobre moedas digitais

Os Estados membros da União Europeia e o Parlamento Europeu decidiram que os fornecedores de moedas digitais identifiquem os autores de transações com estes ativos, o que acaba com o anonimato e combate a lavagem de dinheiro.

Dirigentes europeus decidem fim do anonimato sobre moedas digitais
Notícias ao Minuto

00:56 - 30/06/22 por Lusa

Economia Transações

O acordo estende às transações com as moedas digitais as obrigações de identificação pessoal, que já vigoram nas transferências de fundos convencionais.

Assim, os fornecedores de moedas digitais estão obrigados a obter, conservar e transmitir a informação sobre o ordenante e o beneficiário de uma transferência, como já fazem os bancos.

Isto vai permitir identificar as transações suspeitas e tomar medidas para congelar ou proibir as operações com entidades ou pessoas sob sanções, dificultando a lavagem de dinheiro ou o financiamento de atividades ilegais através deste meio de pagamento.

O eurodeputado Ernest Urtasun, um 'verde' eleito por Espanha, responsável pelo dossier no Parlamento, destacou a importância política de acabar com o anonimato que caracteriza estas transações.

"Amanhã (quinta-feira) vão continuar as negociações relativas ao Regulamento para o Mercado de Ativos Digitais", disse Urtasun, que recordou que, "até agora, o mercado das moedas digitais, na sua maioria, não estava regulado na Europa".

Estes dois regulamentos "vão criar um espaço mais seguro, ao proporcionarem uma maior proteção aos investidores, evitarem a lavagem de dinheiro e avaliarem o impacto ambiental das moedas digitais", disse.

Leia Também: Sucesso do euro digital não deve ser tomado como garantido

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório