Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

AHRESP: Subida das taxas de juro deve ser vista com precaução e moderação

Associação considera que é necessário "atuar com muita prudência, uma vez que as economias europeias ainda estão a recuperar de uma crise originada" pela pandemia.

AHRESP: Subida das taxas de juro deve ser vista com precaução e moderação
Notícias ao Minuto

14:30 - 29/06/22 por Notícias ao Minuto

Economia AHRESP

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) apelou, esta quarta-feira, que uma eventual subida das taxas de juro por parte do Banco Central Europeu (BCE) seja vista com precaução e moderação, alertando que esta medida poderá levar a dificuldades no investimento por parte das empresas. 

"A AHRESP, que representa os setores mais impactados pela crise pandémica, considera que uma subida das taxas de juro e o aumento do custo do financiamento bancário dificulta não só o investimento das empresas, mas também a criação de emprego e o consumo dos particulares, com o risco acrescido de culminar numa eventual recessão económica", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Por isso, a AHRESP considera que é necessário "atuar com muita prudência, uma vez que as economias europeias ainda estão a recuperar de uma crise originada pela pandemia da Covid-19 e que deixou milhares de empresas totalmente descapitalizadas".

A presidente do BCE, Christine Lagarde, já indicou que irá começar a subir as taxas de juro em julho e que a zona euro sairá das taxas de juro negativas até ao final do terceiro trimestre. Lagarde salientou esperar que a compra da dívida que o BCE tem vindo a fazer para apoiar a economia "termine no início do terceiro trimestre", acrescentando que tal "permitiria uma subida das taxas de juro" na reunião de julho.

Leia Também: Guiné-Bissau reforça segurança e vigilância da costa marítima

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório