Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Do défice ao apoio de 60 euros: Os cinco números relevantes da semana

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

Do défice ao apoio de 60 euros: Os cinco números relevantes da semana
Notícias ao Minuto

08:03 - 25/06/22 por Notícias ao Minuto

Economia História da semana

Esta semana ficou marcada pela divulgação do défice orçamental do primeiro trimestre do ano, que caiu para 0,4% do PIB. Além disso, vale destacar o prolongamento do apoio do Governo ao cabaz alimentar, que vai ser pago novamente em julho e agosto, conforme aprovado em Conselho de Ministros.

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

  • Défice orçamental fixa-se em 0,4% do PIB no primeiro trimestre

A economia nacional registou um défice de 0,4% do produto interno bruto (PIB) nos primeiros três meses do ano, de acordo com os dados divulgados, esta sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Os economistas já esperavam, contudo, que se registasse um excedente orçamental neste período. 

  • Taxa de poupança das famílias desce para 8,3% no 1.º trimestre

A taxa de poupança das famílias diminuiu para 8,3% nos primeiros três meses do ano, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE), esta sexta-feira. O rendimento disponível bruto das famílias aumentou 1,4% no primeiro trimestre face ao trimestre anterior, com crescimentos de 1,7% e 2,4% das remunerações e do Valor Acrescentado Bruto (VAB), respetivamente.

  • IEFP. Número de desempregados inscritos cai para 296.394 em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou para 296.394 em maio, o que significa uma redução de 5,7% face ao mês anterior e de 26,3% face ao período homólogo, divulgou o IEFP, na terça-feira

  • Sete questões sobre o que levou à multa da AdC aos supermercados

A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou uma coima global de quase 19,5 milhões de euros ao Auchan, Modelo Continente (grupo Sonae), e Pingo Doce (grupo Jerónimo Martins) e a um responsável desta empresa pela participação num esquema de fixação de preços. Veja aqui sete questões sobre o que levou à multa da AdC aos supermercados.

  • Como e quando serão pagos os 60€? Quatro questões sobre o apoio alimentar

O Governo aprovou, na quinta-feira, o prolongamento do apoio para as famílias mais vulneráveis, em resposta à subida dos preços. O apoio será pago nos próximos meses, tal como aconteceu em abril e maio. Fique a par, aqui, de quatro questões sobre como vai funcionar.  

Leia Também: Ucrânia: EUA e Alemanha pedem à Rússia para não bloquear trigo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório