Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Fed vai decidir subida dos juros "reunião a reunião"

O presidente da Fed, Jerome Powell, disse hoje que o ritmo de futuros aumentos dos juros irá depender se e com que rapidez a inflação comece a cair, o que a instituição irá avaliar "reunião a reunião".

Fed vai decidir subida dos juros "reunião a reunião"
Notícias ao Minuto

16:37 - 22/06/22 por Lusa

Economia Juros

Numa intervenção no Senado, o presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed) reafirmou a determinação da instituição em aumentar suficientemente as taxas de juro para desacelerar a inflação, um compromisso que alimentou preocupações de que a luta do banco central contra a subida dos preços possa levar a economia à recessão.

Jerome Powell assinala que a decisão de aumentos será baseada nos "dados recebidos e nas perspetivas em evolução para a economia",

A Fed decidiu na semana passada subir a taxa de juro de referência em 75 pontos base, o terceiro aumento desde março e o maior desde 1994.

A decisão foi anunciada em comunicado após uma reunião de dois dias do comité de política monetária do banco central norte-americano e a taxa dos fundos federais fica agora entre 1,50% e 1,75%.

Powell reiterou hoje a visão de que a economia dos Estados Unidos "está muito forte e bem posicionada" para suportar taxas mais altas.

No entanto, com a inflação a provocar dificuldades para milhões de lares americanos, disse que moderar os picos de preços aumentando as taxas é a principal prioridade do banco central.

O presidente da Fed disse que a instituição "irão procurar evidências convincentes de que a inflação está a cair" nos próximos meses antes de diminuir o ritmo de aumentos de juros.

Leia Também: Poder de compra dos britânicos diminuiu com o Brexit

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório