Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Inflação e incerteza preocupam. Metade dos consumidores quer poupar mais

Mais de metade dos consumidores acredita mesmo que 2022 será um ano pior do que 2021.

Inflação e incerteza preocupam. Metade dos consumidores quer poupar mais
Notícias ao Minuto

07:40 - 14/06/22 por Notícias ao Minuto

Economia Consumo

A subida da inflação e a incerteza financeira estão a preocupar os portugueses, sendo que quase metade (49%) admite que quer poupar mais. Estas são conclusões do estudo EY Future Consumer Index, que revela ainda que mais de metade dos consumidores acredita mesmo que 2022 será um ano pior do que 2021.

"A rápida subida da inflação e consequente incerteza financeira estão a preocupar os consumidores portugueses e a determinar mudanças nos hábitos de consumo, que já haviam sofrido profundas alterações com a pandemia da Covid-19", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

O estudo, que foi realizado pela terceira vez em Portugal, mostra que mais de metade dos consumidores acredita mesmo que 2022 será um ano pior do que 2021.

"Face a esta perspetiva, 47% dos consumidores mostram-se preocupados com a sua situação financeira, enquanto metade (49%) admite que irá poupar mais", pode ler-se no mesmo comunicado. 

Este estudo teve por base um inquérito de abrangência nacional a 488 consumidores (52% do sexo feminino e 48% do sexo masculino) com mais de 18 anos, realizado em março, mês em que a taxa de inflação em Portugal aumentou para 5,3%, tendo em abril sido atingido os 7,2%, o nível mais alto dos últimos 28 anos.

"Metade dos inquiridos neste estudo admite que vai poupar mais e cortar as despesas em várias classes de produtos como roupa, calçado e acessórios. Combustíveis e alimentos frescos são os bens em que os portugueses mais acusam crescimento de custos nos últimos meses", é ainda referido na mesma nota. 

Leia Também: Ir às compras custa mais. Que preços mais subiram no arranque de junho?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório