De acordo com a informação, a DBRS Morningstar confirmou o 'rating' de longo prazo ('Long Term Issuer Rating') de BBB, o 'rating' de curto prazo ('Short-Term Issuer Rating') de R-2 (alto) e o 'rating' dos depósitos ('Deposit Rating') de longo e curto prazo em BBB (alto) e R-1 (baixo), respetivamente.
Porém, "a tendência destes 'ratings' de longo prazo foi revista de "negativa" para "positiva", afirma em comunicado a CGD.
Segundo a nota, "a manutenção do atual nível de 'investment grade' [grau de investimento] e a subida da tendência para positiva teve em conta a posição de liderança da Caixa no mercado em Portugal, o seu sólido financiamento e capital, bem como a resiliência demonstrada durante a pandemia".
A tendência positiva "incorpora também a expectativa da consolidação dos progressos realizados em termos de redução do risco de balanço, bem como a manutenção de um bom controlo de custos", acrescenta o banco.
"Uma subida de 'rating' será provável se a Caixa for capaz de preservar a sua sólida posição de capital, manter o seu perfil de risco atual, bem como demonstrar um histórico adequado de resultados recorrentes", lê-se no comunicado do banco.
Leia Também: Euro sobe e aproxima-se dos 1,08 dólares