Pelas 18:00 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,0787 dólares, quando na sexta-feira, pela mesma hora, negociava a 1,0709 dólares.
O euro também subiu em comparação com a libra e com o iene.
A presidente da Comissão Europeia apelou hoje à "unidade da União Europeia", a "chave do sucesso" na solidariedade com a Ucrânia face à agressão militar russa, num momento em que persiste um impasse em torno do sexto pacote de sanções.
Em declarações à chegada a um Conselho Europeu extraordinário de dois dias em Bruxelas marcado pelas intensas negociações entre os 27 em torno do sexto pacote de sanções à Rússia, face ao bloqueio da Hungria ao embargo, ainda que gradual e com exceções, às importações de petróleo da Rússia, Ursula von der Leyen reiterou que não espera um compromisso durante a cimeira, tal como já afirmara na semana passada.
"Não tenho grandes expectativas de que consigamos resolver [o impasse] nas próximas 48 horas, mas estou confiante que depois será possível", afirmou a dirigente alemã, que ainda assim reconheceu progressos, ao considerar que o esboço de um compromisso "amadureceu, isso é certo".
Von der Leyen defendeu então que aquilo em que os 27 devem trabalhar é na unidade entre os Estados-membros, que classificou como "a chave do sucesso" até agora na resposta do bloco europeu à invasão da Ucrânia pela Rússia, presente nos cinco anteriores pacotes de sanções à Rússia.
Divisas...............hoje.............sexta-feira
Euro/dólar............1,0787.................1,0709
Euro/libra............0,85230...............0,84950
Euro/iene.............137,56.................136,14
Dólar/iene............127,53.................127,13
Leia Também: Lisboa aprova 2,4 milhões para trabalhos de higiene urbana este ano