Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Mais de 5 mil empresas 'apanhadas' a desrespeitar horários de trabalho

No total, aquela autoridade abriu 6.615 processos inspetivos a 5.589 empresas por "matérias relacionadas com organização dos tempos de trabalho".

Mais de 5 mil empresas 'apanhadas' a desrespeitar horários de trabalho
Notícias ao Minuto

11:00 - 19/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia horários de trabalho

Mais de 5.000 empresas foram 'apanhadas' pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) a desrespeitar os horários dos funcionários no ano passado. No total, aquela autoridade abriu 6.615 processos inspetivos a 5.589 empresas por "matérias relacionadas com organização dos tempos de trabalho".

A notícia, sublinhe-se, foi avançada esta quinta-feira pelo Jornal de Notícias, acrescentando que foram instaurados 278 processos a 255 empregadores pelo incumprimento dos direitos dos trabalhadores por turnos.

O número total de processos instaurados e de entidades empregadoras fiscalizadas desceu, ainda assim, face a 2020. Nesse ano, os inspetores abriram 7.065 a 5.595 entidades empregadoras e foram registadas 974 infrações por incumprimento dos horários dos trabalhadores.

Os sindicatos alertam para a falta de meios da ACT e para o desgaste físico e psicológico que este modelo de trabalho provoca.

Célia Portela, da União dos Sindicatos de Lisboa, alertou, em declarações ao mesmo jornal, para a "falta de intervenção atempada" da autoridade. "Às vezes, nem respondem. Noutra vezes, dizem que o processo está em avaliação. Isto leva anos", aponta.

Também o Sindicato dos Transportes Fluviais, Costeiros e da Marinha Mercante salientou o "excesso de trabalho extraordinário" e a "falta de mão de obra qualificada".

Leia Também: Metro de Lisboa lança nova edição do programa de estágios remunerados

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório