Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Do limite ao gás à inflação em máximos: Os 5 números relevantes da semana

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

Do limite ao gás à inflação em máximos: Os 5 números relevantes da semana
Notícias ao Minuto

08:01 - 14/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia História da semana

Esta semana ficou marcada pela aprovação do mecanismo ibérico que limita o preço do gás para a produção de eletricidade, que irá reduzir a fatura a pagar pelas famílias e empresas. A semana terminou com a notícia de que o antigo presidente do BPP João Rendeiro foi encontrado morto na cadeia onde estava detido, na África do Sul.

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

  • Portugal aprova limite ao preço do gás nos 50 euros por MWh para reduzir fatura da eletricidade

O Governo aprovou o mecanismo ibérico para limitar o preço do gás para a produção de eletricidade, que irá permitir reduzir a fatura a pagar pelas famílias e empresas, anunciou o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro

No final de abril, os governos de Portugal e Espanha chegaram, em Bruxelas, a um acordo político com a Comissão Europeia para o estabelecimento de um mecanismo temporário que permitirá fixar o preço médio do gás nos 50 euros por MWh.

  • Cinco meses entre a detenção e a morte de João Rendeiro na África do Sul

A morte de João Rendeiro na prisão de Westville (Durban), colocou um ponto final na odisseia de cinco meses do ex-banqueiro, detido a 11 de dezembro de 2021, após três meses de fuga à justiça portuguesa.

  • Cabaz de alimentos essenciais voltou a encarecer. Óleo já aumentou 50%

O preço de um cabaz de bens alimentares essenciais voltou a subir na semana entre 4 e 11 de maio, de acordo com a monitorização da DECO Proteste, atualizada na sexta-feira. Trata-se de um aumento de 1,21 euros face à semana anterior, mas há produtos - como o óleo ou o salmão - cujo preço já aumentou mais de 50% desde o início da guerra. 

  • Contribuintes já receberam 1.585 milhões em reembolsos do IRS

O Fisco reembolsou 1.585 milhões de euros, no âmbito da campanha de IRS de 2022, até quarta-feira, tendo sido já entregues cerca de 3,6 milhões de declarações, anunciou o Ministério das Finanças.

  • INE confirma: Inflação em abril é a mais elevada desde março de 1993

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou, na quarta-feira, que a taxa de inflação subiu para 7,2% em abril, aquele que é o valor mais elevado desde março de 1993.

Leia Também: Ligas europeias de futebol elogiam Liga dos Campeões reformulada

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório