Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Fitch deverá pronunciar-se hoje sobre o 'rating' de Portugal

A agência de notação financeira Fitch, que avalia atualmente a dívida soberana portuguesa em 'BBB' com perspetiva 'estável', deverá pronunciar-se hoje sobre o 'rating' de Portugal.

Fitch deverá pronunciar-se hoje sobre o 'rating' de Portugal
Notícias ao Minuto

06:18 - 06/05/22 por Lusa

Economia Fitch

Em novembro do ano passado, a Fitch afirmou a classificação de Portugal como BBB, nível de investimento, com perspetiva estável, descartando riscos no curto prazo relacionados com o 'chumbo' do Orçamento do Estado, mas admitindo "incerteza" para lá de 2022.

"Com as medidas de apoio relacionadas com a pandemia a serem gradualmente retiradas, o falhanço de não passar o orçamento não deve colocar riscos significativos no curto prazo aos objetivos orçamentais. No entanto, as eleições criam um grau de incerteza acerca da direção da política orçamental para lá de 2022", referiu na nota divulgada na altura.

A agência norte-americana afirmou que o 'rating' BBB de Portugal é resultado do equilíbrio entre "as suas forças institucionais, os fortes indicadores de governança e rendimento 'per capita' superior aos pares da categoria BBB" e "a alta dívida pública e fracas finanças externas".

Os analistas consultados pela Lusa esperam que a agência de notação mantenha a atual avaliação, sobretudo devido ao contexto internacional.

A Fitch deverá voltar a olhar para a dívida portuguesa no dia 28 de outubro.

O 'rating' é uma avaliação atribuída pelas agências de notação financeira, com grande impacto para o financiamento dos países e das empresas, uma vez que avalia o risco de crédito.

Os calendários das agências de 'rating' são, no entanto, meramente indicativos, podendo estas optar por não se pronunciarem nas datas previstas ou avançarem com uma avaliação não calendarizada.

Leia Também: Analistas esperam manutenção do 'rating' de Portugal pela Fitch

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório