Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Um guia (com truques) para ajudar os mais novos a construir uma poupança

Quer ajudar o seu filho a construir uma poupança, mas não sabe por onde começar? Siga os conselhos do Doutor Finanças.

Um guia (com truques) para ajudar os mais novos a construir uma poupança
Notícias ao Minuto

08:14 - 01/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia Poupança

A importância de colocar sempre algum dinheiro de lado deve ser transmitida desde cedo e, por isso, é fundamental falar sobre o conceito de poupança com os mais novos. Não sabe por onde começar? O Doutor Finanças preparou um guia que pode ajudar. 

1. Comece por explicar o valor do dinheiro e o que é uma poupança

"Antes de colocar em prática algumas dicas deste guia de poupança, é fundamental que o seu filho esteja familiarizado com alguns conceitos básicos de literacia financeira. Caso contrário, pode ser complicado ele perceber a importância de poupar e gerir bem o dinheiro que recebe."

2. Toda a poupança requer definir objetivos

"Poupar porque sim, sem ter um objetivo definido, pode ser uma meta. Afinal, tendo em conta as probabilidades, mais cedo ou mais tarde esse dinheiro terá um destino. No entanto, ao incentivar o seu filho a definir objetivos de poupança está a ajudá-lo a dar o primeiro passo para implementar uma estratégia de poupança. E isto significa que ele poderá poupar mais e não se irá dispersar na hora de economizar."

3. Construir uma poupança implica aprender algumas estratégias

"Gerir o dinheiro nem sempre é uma tarefa fácil. Enquanto adultos, o orçamento familiar é um pilar da gestão das finanças pessoais. Mas mesmo com um valor definido para poupar, se não retirarmos esse dinheiro assim que recebemos, o mais provável é chegar ao fim do mês e falharmos nos objetivos de poupança. Para resolver este problema, há quem decida recorrer a uma poupança automática, em que o dinheiro é debitado da conta bancária no dia que definiu."

4. Uma estratégia não resulta com o seu filho? Experimente outra

"Quando o assunto é poupanças, saiba que existem várias estratégias para chegar ao mesmo objetivo. Caso observe que uma estratégia não está a ter efeito com o seu filho, deve incentivá-lo a experimentar novas técnicas de poupança."

5. Para o seu filho construir uma poupança atribua-lhe uma semanada/mesada

"Ter conhecimentos de conceitos, estratégias e até definir objetivos é fundamental para construir uma poupança. Mas se o seu filho não souber gerir dinheiro, dificilmente conseguirá poupar. E se quiser ajudá-lo a construir uma poupança que é feita através da sua própria gestão financeira, a melhor solução é atribuir-lhe uma semanada ou mesada."

6. Construir uma poupança requer mudanças de hábitos de consumo

"Enquanto adultos, sabemos que o dinheiro não estica. Logo, sempre que é necessário fazemos ajustes ao nosso orçamento. Mas o mais provável é que o seu filho não tenha essa noção. E se ele estiver há vários meses a tentar alcançar um objetivo de poupança e ainda está longe de consegui-lo, é normal que esteja frustrado ou queira desistir."

7. Ensine-o a comparar preços

"Outra forma de ajudar o seu filho a construir uma poupança é ensiná-lo a comparar preços. Não se esqueça que quanto mais poder de decisão e gestão o seu filho tiver, maior será o risco de ele precipitar-se a fazer as suas compras."

8. Não recrimine o seu filho por errar a construir uma poupança

"Nem sempre é fácil assistir aos erros dos filhos, principalmente quando estes se repetem. No entanto, em vez de recriminar a gestão que ele faz do dinheiro, invista o seu tempo a explicar-lhe onde ele está a errar e os perigos deste tipo de gestão."

9. Seja coerente com a sua educação financeira

"Por vezes, as aprendizagens dos mais novos falham devido à falta de coerência entre o que é ensinado e praticado. Afinal, a maioria das crianças e jovens seguem os comportamentos dos pais e os exemplos que eles praticam. Logo, se não praticar bons hábitos de consumo e não retirar mensalmente um valor para poupar, é natural que o seu filho também não o faça. Aliás, corre o risco que ele veja o seu comportamento como normal e nem preste atenção aos seus ensinamentos."

Leia Também: Campo ou praia? Eis o destino de férias que mais cresceu em 2021

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório