Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Já pensou em transformar a poupança num jogo? Fique a par de 10 desafios

Conheça 10 desafios que podem funcionar como estratégias de poupança.

Já pensou em transformar a poupança num jogo? Fique a par de 10 desafios
Notícias ao Minuto

08:31 - 23/04/22 por Notícias ao Minuto

Economia Poupança

Poupar nem sempre é fácil, ainda por cima quando os preços estão a subir. Contudo, há algumas estratégias que ajudam a atingir, mais facilmente, um objetivo de poupança. Já pensou em transformar este processo num jogo? 

Esta é a mais recente recomendação do Doutor Finanças, que apresenta 10 desafios que podem ajudar a poupar mais e, assim, cumprir os objetivos definidos. Fique a par: 

1. Aumente as suas poupanças em um euro por semana

"Estipular um objetivo semanal de poupança pode ser uma ótima forma de ganhar hábitos de poupança. Comece devagar e vá progredindo aos poucos. Por exemplo, comece a sua poupança semanal por 1 euro, depois passe para 2 euros e assim sucessivamente até um valor que considere aceitável."

2. Guarde os trocos 'perdidos'

"Guardar os trocos que ficam 'perdidos' (ou esquecidos) nos bolsos da roupa, pela casa ou pelo carro, a princípio, pode parecer-lhe uma ideia sem grande utilidade, no entanto, não a descarte logo à partida. Pense que todo o dinheiro é bem-vindo e que devagar se vai ao longe. Utilize um frasco ou uma caixa e guarde todos os trocos que for encontrando."

3. Tenha um mês sem gastos

"Já pensou como seria ter um mês sem gastos? Sabemos que não é totalmente possível, pois existem despesas que têm sempre de ser acauteladas, como a casa, serviços essenciais, alimentação e transporte. No entanto, pode ser um jogo interessante tentar ter um mês em que determina que não vai gastar dinheiro em algo específico, por exemplo: 'Este mês não vou gastar dinheiro em refeições fora ou em vestuário...'. Estes são meros exemplos. Na verdade, pode ser qualquer outra categoria que queira, o ideal até é fazer várias categorias em vários meses."

4. Envolva as crianças no jogo da poupança

"Incluir os mais novos nas suas estratégias de poupança é muito importante. Desde cedo, deve ser trabalhado junto das crianças a importância de poupar. Se o seu filho lhe pede constantemente aquele brinquedo que viu na loja, incentive-o a poupar dinheiro para o comprar. Pondere criar um sistema de recompensa por trabalho realizado."

5. 'Jogo dos recibos'

"O 'jogo dos recibos' é simples e intuitivo. Neste desafio, falamos daqueles recibos que no fim têm mostram o valor que poupou. Por exemplo, no final de um recibo de compras é indicado que poupou 4,63 euros. Será que é mesmo assim? Na verdade, não. Esse dinheiro nunca foi gasto, logo não pode ter sido poupado. O que que pode fazer para que essa poupança se torne efetiva é colocar de lado, nas suas poupanças, o valor mencionado no recibo. Ou seja, a ideia por detrás deste jogo é: por cada recibo com um valor de poupança, deve mesmo colocá-lo de lado e, assim, poupá-lo efetivamente."

6. Até onde estica o seu euro?

"Até onde consegue esticar o seu euro? Este desafio pode mesmo ser interessante, mas inclua outros membros do agregado no jogo e torne-o ainda mais desafiante. O que consegue comprar com 2 euros? Será que consegue jantar fora com o seu companheiro por menos de 7 euros? Sabe aquela nota de 20 euros que tem na certeira? Quanto tempo a consegue fazer durar? Estes são apenas alguns exemplos que pode utilizar. O importante é ver até onde consegue esticar o seu dinheiro. Seja criativo."

7. Jogo 'desafio da despensa'

"Este jogo também é simples. Desde logo, deve percorrer a sua despensa e utilizar apenas o que tem em casa. A ideia por detrás deste desafio é utilizar os produtos que já possui, que muitas vezes acabam esquecidos, pois vão sendo substituídos por outros novos. Seja criativo na preparação de refeições, pense em combinações diferentes, use a sua imaginação. Desta forma, não só vai reduzir o desperdício alimentar, como vai estar a poupar, uma vez que não tem de ir às compras durante algum tempo."

8. Coloque um post-it na sua carteira

"Como o próprio nome indica, apenas necessita de colocar um post-it na sua carteira onde deve escrever "preciso mesmo de comprar isto?". Seja criativo, coloque-o na carteira, diretamente no seu cartão de débito ou até mesmo no bolso das moedas, o importante é que esteja bem visível."

9. 'Desafio Jerry Seinfeld'

"O 'desafio de Jerry Seinfeld' não foi criado, inicialmente, para poupanças, mas sim para escrita. De modo a motivar a escrita diária, o comediante criou o hábito de colocar um calendário à vista, onde diariamente, depois de se ter dedicado à escrita, riscava o dia. Desta forma, garantia que todos os dias escrevia algo e, o número de cruzes preenchidas no calendário, servia como motivação. Este jogo pode facilmente adaptar-se à poupança de dinheiro. Crie um calendário e defina objetivos diários no que diz respeito a poupar. Pode ser 'hoje vou poupar 5 euros' ou 'hoje não vou gastar dinheiro nenhum'. Seja criativo e misture os objetivos. O importante é cumpri-los e riscá-los diariamente. Assim, à medida que for vendo as cruzes a crescer no calendário, vai ficando cada vez mais motivado."

10. Seja competitivo

"Ser competitivo é algo inerente ao ser humano. E com a poupança não é diferente. Assim, e de modo a ver quem poupa mais, faça uma pequena competição com o seu companheiro, amigo ou com um familiar. Veja, por exemplo, quem consegue chegar aos 500 euros primeiro. Pode também definir uma data e ver quanto poupou cada pessoa no tempo limite. Quem tiver poupado mais, ganha."

Leia Também: Petróleo valoriza com Brent a disparar mais de 1%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório