Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

PIB de Macau cresce 15,5% este ano e 23% em 2023

O Produto Interno Bruto (PIB) de Macau deve crescer 15,5% este ano e 23% em 2023, mas o nível do PIB pré-pandemia só será alcançado em 2025, indicam previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgadas hoje.

PIB de Macau cresce 15,5% este ano e 23% em 2023
Notícias ao Minuto

06:20 - 13/04/22 por Lusa

Economia PIB

A retoma económica será "impulsionada pelo regresso gradual de turistas e pela recuperação da procura interna", assinala-se no relatório, que justificou a estimativa de crescimento em 2023 com o "aumento do investimento ligado à emissão de novas concessões de jogo e maior integração com a área da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau".

O FMI prevê que depois, a partir de 2024, o crescimento irá convergir para 3,5%, indicando ao mesmo tempo que a inflação deve acelerar em 2022 e estabilizar em cerca de 2,5% no médio prazo.

"O regresso gradual dos turistas e o reforço da procura interna vão apoiar a recuperação a curto prazo, ao mesmo tempo que o aumento do investimento, ligado à emissão de novas concessões de jogo, e uma maior integração na Grande Baía impulsionará o crescimento a médio prazo. No entanto, dada a profundidade das perdas económicas durante a pandemia, o nível do PIB deverá ultrapassar o seu nível pré-crise apenas em 2025", indicou.

O FMI assinalou ainda que, apesar do controlo da pandemia de covid-19 e a integração "mais rápida" do que era expectável na Grande Baía, projeto de Pequim de construir uma metrópole mundial, "uma regulamentação mais rígida na indústria do jogo" e algum impacto no setor financeiro "poderá abrandar o ritmo da recuperação".

"A resposta política do Governo ajudou a estabilizar o emprego e o consumo, preservando a saúde e a segurança das pessoas. No entanto, o colapso da atividade económica, principalmente devido às fracas exportações de serviços, destacou a dependência excessiva da RAEM [Região Administrativa Especial de Macau] na indústria do jogo", acrescentou o relatório.

O FMI salientou que permanecem "grandes riscos" para Macau: além de um possível ressurgimento da pandemia de covid-19 e da nova legislação ligada ao jogo, sublinha-se o impacto negativo da proibição na China continental de serviços de 'marketing' associados aos casinos, bem como o efeito de uma possível crise do setor imobiliário de larga escala a nível nacional.

Por outro lado, "a diminuição da capacidade de serviço da dívida das famílias devido às perdas de rendimento induzidas pela pandemia e às pressões mais restritivas sobre as empresas não financeiras decorrentes do contexto global podem afetar negativamente o sistema bancário", referiu.

"A mudança climática é uma preocupação de longo prazo para a economia", de acordo com o relatório.

Leia Também: Economia com capacidade de financiamento de 0,7% do PIB em 2021

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório