Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Fase inicial do 5G pode representar custo extra para os consumidores

O acesso pode representar um custo adicional para os consumidores, depois de terminar o período em que o 5G é gratuito, de acordo com a DECO Proteste.

Fase inicial do 5G pode representar custo extra para os consumidores
Notícias ao Minuto

08:11 - 12/04/22 por Notícias ao Minuto

Economia Deco Proteste

A quinta geração móvel (5G) já chegou e promete maior velocidade e capacidade de rede, mas a rede instalada é limitada e não cobre todo o país, de acordo com a DECO Proteste. Além disso, o acesso pode representar um custo adicional para os consumidores, depois de terminar o período em que o 5G é gratuito. 

"Os operadores de telecomunicações anunciaram as condições de acesso ao 5G nos seus tarifários no final de 2021. O período gratuito de acesso oferecido pela NOS, Vodafone e MEO terminava no final de janeiro, mas já foi prolongado por duas vezes: primeiro até 31 de março e agora até 15 de setembro, para todos os tarifários. Depois dessa data, na maioria dos casos, os consumidores terão de passar a pagar cinco euros por mês se quiserem manter o acesso ao 5G", nota a DECO Proteste. 

Contudo, "por ser tão recente, e ter ainda pouca cobertura no território nacional, não compreendemos o custo adicional aplicado pelos operadores de telecomunicações em alguns tarifários para a utilização da tecnologia 5G, sobretudo nos pacotes com menos de 10 GB de internet", explica a DECO Proteste.

O que é necessário para usufruir do 5G?

De acordo com a DECO Proteste, "é necessário ter um equipamento 5G, um tarifário compatível com 5G e encontrar-se numa localização com cobertura por esta rede".

Os consumidores serão obrigados a mudar para o 5G?

"As redes 4G, 3G e 2G continuarão a funcionar em simultâneo com a rede 5G, pelo que os consumidores não serão obrigados a usar a nova tecnologia. A maioria dos telemóveis liga-se automaticamente à rede que oferece o melhor desempenho no local onde se encontra, escolhendo entre as redes compatíveis com o equipamento", adianta ainda a DECO Proteste. 

Leia Também: Após quedas, petróleo volta a disparar. Brent avança quase 3%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório