Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

Wall Street fecha em alta graças a indicadores bem recebidos

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta, regressando à tendência ascendente, depois da pausa da véspera, graças a indicadores sobre a economia dos EUA que agradaram aos investidores.

Wall Street fecha em alta graças a indicadores bem recebidos
Notícias ao Minuto

23:29 - 24/03/22 por Lusa

Economia Bolsa de Nova Iorque

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones ganhou 1,02%, para os 34.707,94 pontos, o tecnológico Nasdaq progrediu 1,93%, para as 14.191,83 unidades, e o alargado S&P500 valorizou 1,43%, para as 4.520,16.

Quase todas as integrantes do Dow Jones (25 em 30) terminaram com ganhos, lideradas pelo fabricante de semicondutores Intel, que subiu 6,94%.

No Nasdaq, os títulos da indústria tecnológica também brilharam à semelhança da Nvidia (9,82%), AMD (5,80%) ou Broadcom (4,51%).

"Vemos os mercados a estabilizar à medida que se habituam à perspetiva da subida das taxas de juro" pela Reserva Federal (Fed), o banco central norte-americano, afirmou Angelo Kourkafas, que dirige a estratégia de investimento na Edward Jones.

Os operadores estimam agora em 80% a probabilidade de a Fed elevar a sua taxa de juro de referência em mais dois pontos percentuais até ao final do ano, desenvolvimento que consideravam praticamente nulo há cerca de um mês.

O índice VIX, que mede a volatilidade do mercado, caiu oito por cento e regressou ao nível de há mês e meio.

O mercado acionista foi encorajado por vários indicadores económicos dos EUA, em particular as inscrições semanais no desemprego, que foram bem inferiores às expectativas e se situaram no mínimo de mais de 52 anos.

"Foram de tal modo baixas que isso mostra a solidez da nossa economia", comentou Kim Forrest, responsável pelos investimentos na Bokeh Capital Partners.

"É mais um indicador que testemunha que o mercado de emprego está muito apoiado", reforçou Angelo Kourkafas.

Outra boa surpresa, o índice de atividade PMI nos EUA saiu ao seu mais alto nível em oito meses, um desempenho que surpreendeu os economistas. Os bons resultados foram comuns à indústria e aos serviços.

Esta informação "valida o discurso de Jerome Powell", o presidente da Fed, segundo o qual "a economia (dos EUA) está capaz de encaixar uma série de subidas de taxas (de juro) este ano", segundo Angelo Kourkafas.

Ao fim de um mês da invasão russa na Ucrânia, que parece estar em um impasse, a praça nova-iorquina surge a relegar, em alguma medida, o conflito para segundo plano e manifestou-se hoje otimista.

"A coordenação ao nível da NATO e a esperança de um cessar-fogo fazem subir as ações", considerou Kim Forrest.

Os EUA e o Reino Unido anunciaram hoje uma nova vaga de sanções, que visa em particular várias empresas russas e bielorrussas.

Sinal do apetite reencontrado com o risco e a confiança nas perspetivas da economia dos EUA, vários títulos do setor do turismo brilharam, como Booking (4,73%), Expedia (4,32%) ou Airbnb (4,06%).

Leia Também: PSI sobe 0,49% com Greenvolt a liderar os ganhos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório