Energia: Governo afasta (para já) a descida do IVA da eletricidade

Fonte do Executivo considera que a subida de preços prevista para a eletricidade não justifica, para já, avançar com uma redução do IVA.

eletricidade, luz, faturas

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
21/03/2022 08:13 ‧ 21/03/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

Eletricidade

Em resposta à subida do preço da energia, vários países estão a baixar o Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) da eletricidade, mas por cá o Governo não tenciona, para já, aplicar essa medida, avança o Jornal de Negócios. Fonte do Executivo explicou ao mesmo jornal que a subida de preços prevista para a eletricidade não justifica, para já, avançar com uma redução do IVA.

O foco do Governo está, neste momento, na redução do IVA dos combustíveis, já que os preços têm vindo a aumentar sucessivamente desde o início da semana, sendo que hoje é interrompido esse ciclo de subidas

Nesta senda, o primeiro-ministro, António Costa, disse na semana passada que espera aval da Comissão Europeia à proposta portuguesa de alívio temporário no IVA da energia, como aconteceu há dois anos com a eletricidade em função do consumo.

Em causa está o pedido efetuado por Portugal de redução, temporária e excecional, da taxa o IVA aplicável à venda de combustíveis.

De referir que, há dois anos, o Comité do IVA da Comissão Europeia não manifestou oposição à mudança solicitada pelo Governo português para adequar esta taxa na fatura da luz ao escalão do consumo, podendo avançar com a medida.

Para avançarem com taxas reduzidas do IVA em certos domínios, como a eletricidade, os Estados-membros têm de consultar o Comité do IVA da Comissão Europeia, sendo que o organismo não pode aprovar ou rejeitar as propostas, mas pode apontar possíveis preocupações jurídicas em matéria de tributação.

Leia Também: Conta da eletricidade vai subir: Oito dicas para reduzir os consumos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas