Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Conta da eletricidade vai subir: Oito dicas para reduzir os consumos

A EDP e a Galp já anunciaram que os preços vão subir nos próximos meses. A ERSE também anunciou um aumento das tarifas no mercado regulado. Fique a par de algumas dicas para poupar na fatura da eletricidade.

Conta da eletricidade vai subir: Oito dicas para reduzir os consumos
Notícias ao Minuto

07:28 - 18/03/22 por Notícias ao Minuto

Economia Eletricidade

Tendo em conta os desenvolvimentos mais recentes no mercado de eletricidade, espera-se que os consumidores passem a pagar mais nas faturas das próximas semanas. Contudo, há algumas dicas que podem ajudar a reduzir o consumo e, por consequência, a diminuir a conta da luz. 

"Ainda antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, a eletricidade já dava alguns indícios de que os próximos meses poderiam ter um grande impacto no bolso dos consumidores. Os preços estão a subir, mas há forma de reduzir os consumos", diz a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).

Num 'guia' para ajudar os consumidores a sobreviverem aos aumentos dos preços, a DECO apresenta oito dicas para ajudar a poupar na conta da eletricidade. Tome nota: 

  1. "Olhando para a sua fatura consegue identificar se o seu consumo em vazio representa metade do valor total ou próximo? Em caso afirmativo a tarifa bi-horária pode compensar";
  2. "Se já aderiu ao mercado liberalizado, saiba que, neste momento, a tarifa regulada é a opção mais barata para a maioria dos consumidores. Descubra no nosso simulador qual o fornecedor de eletricidade com a tarifa mais adequada ao seu perfil de consumo";
  3. "Não deixe os equipamentos elétricos em standby. Embora pareçam desligados, estão a consumir energia. Ao desligá-los na tomada, poderá poupar cerca de 10% na fatura energética. Se desligar, por exemplo, as boxes da TV, em vez de as deixar em standby, poderá poupar cerca de 14 euros por ano";
  4. "Se precisa de comprar um novo eletrodoméstico, opte por um que seja eficiente. A etiqueta energética ajuda a identificar a melhor opção";
  5. "Sempre que sair de uma divisão, apague as luzes";
  6. "A temperatura adequada ronda os 20ºC no inverno e os 25ºC no verão. A redução de apenas um grau no aquecimento, no inverno, pode valer-lhe uma poupança de energia até 8%. No verão, evite a entrada de calor em casa, fechando as janelas e as persianas. Racionalize o uso do ar condicionado, evitando colocá-lo a uma temperatura inferior a 24ºC";
  7. "Evite abrir o frigorífico e a arca congeladora se não for mesmo necessário. Confirme também se estes equipamentos têm a temperatura ajustada. Podem estar a consumir demasiada energia sem que se aperceba";
  8. "Se precisa de usar o forno, desligue-o antes de o cozinhado estar pronto. Pode aproveitar o calor residual para o terminar". 

Conta da luz vai aumentar

A EDP Comercial anunciou na quinta-feira que vai aumentar o preço da eletricidade aos clientes domésticos em 3%, a partir de maio, uma atualização "em linha com o recente anúncio de ajuste da tarifa do mercado regulado", apontou a empresa.

A Galp anunciou também esta semana que vai subir as tarifas aos clientes domésticos a partir de 15 de abril, com aumentos mensais de até três euros no gás natural, e entre um e dois euros na eletricidade, confirmou fonte oficial.

As tarifas da eletricidade no mercado regulado, por sua vez, vão aumentar cinco euros por megawatt-hora (MWh), a partir de 1 de abril, o representa um acréscimo de aproximadamente 3% na fatura média mensal de eletricidade, divulgou esta semana a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Em comunicado, a ERSE referiu então que o aumento abrange os consumidores no mercado regulado, que em janeiro eram 927 mil clientes (cerca de 6% do consumo total).

Os mercados grossistas de eletricidade e de gás natural já atravessavam uma crise energética, com valores historicamente elevados, tendo a escalada de preços disparado com a guerra na Ucrânia, alcançando valores dez vezes superiores aos que se registavam no início de 2021.

Leia Também: Os juros da casa e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório