Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Já recebeu Autovoucher em março? Ainda pode receber mais

Até agora, este apoio financeiro era de 5 euros mensais, tendo aumentado para os 20 euros.

Já recebeu Autovoucher em março? Ainda pode receber mais
Notícias ao Minuto

09:50 - 07/03/22 por Notícias ao Minuto

Economia Combustíveis

Entra em vigor esta segunda-feira, dia em que os combustíveis voltaram a subir, o aumento do desconto no Autovoucher para 20 euros, de modo a mitigar o impacto do aumento dos preços.

Até agora, este apoio financeiro era de 5 euros mensais (o correspondente ao desconto de 10 cêntimos por litro de combustível num total de 50 litros/mês) aos consumos em postos de abastecimento de combustíveis.

Com o aumento súbito e extraordinário do preço dos combustíveis em consequência do conflito na Ucrânia, o Governo decidiu aumentar este benefício de cinco para 20 euros. 

Para usufruir da medida, basta fazer um pagamento com cartão bancário num posto de combustível aderente durante este mês. Os 20 euros serão devolvidos para a conta associada ao cartão que utilizar.

Caso ainda não tenha abastecido este mês, vai receber o valor após o primeiro consumo. Se faz parte do grupo de portugueses que já esteve nos postos de combustível nos últimos dias, vai receber, além dos cinco euros com que foi reembolsado após esse consumo, a 15 euros adicionais na próxima compra.

Os cidadãos que ainda não aderiram ao Programa, podem efetuar o seu registo, a qualquer momento, na plataforma para o efeito, com o seu Número de Identificação Fiscal, e os seus cartões bancários são automaticamente associados

O Autovoucher foi uma das medidas tomadas pelo Governo no final do ano passado, a par de outras, com o objetivo de mitigar o impacto da subida dos combustíveis, havendo então a expectativa de que esta tendência de subida seria temporária - o que não se tem verificado.

Lançado no início de novembro, o Autovoucher consiste na atribuição de um reembolso até então de 10 cêntimos por litro até ao limite de 50 litros mensais de combustível aos consumidores registados na plataforma IVAucher, sendo o valor (equivalente a cinco euros) pago com o primeiro abastecimento do mês.

A medida foi desenhada para durar durante cinco meses -- de novembro de 2021 a março de 2022 --, tendo ficado definido que, caso o consumidor não faça qualquer abastecimento num mês, o apoio previsto 'desliza' e acumula com o valor do(s) mês(es) seguinte(s).

O ministro das Finanças salientou que o Autovoucher tem quase de 1,6 milhões de beneficiários tendo, até ao momento, reembolsado 26 milhões de euros.

Consulte aqui a lista de postos de abastecimento aderentes ao AUTOvoucher.

Leia Também: Longa filas nos postos 'low-cost' devido à subida dos combustíveis

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório