Publicada portaria que fixa quantidade mínima de reservas de gás

Diploma regulamenta a quantidade global mínima de reservas de segurança de gás, incluindo a constituição de uma reserva adicional, para "assegurar um abastecimento estável".

exploraçao de petroleo

© iStock

Notícias ao Minuto
28/01/2022 09:17 ‧ 28/01/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

gás

Foi publicada esta sexta-feira, em Diário da República, a portaria que fixa a quantidade global mínima de reservas de segurança de gás e determina a constituição de uma reserva adicional no Sistema Nacional de Gás (SNG). 

"A presente portaria regulamenta a quantidade global mínima de reservas de segurança de gás, incluindo a constituição de uma reserva adicional para assegurar um abastecimento estável e ininterrupto de gás a todos os consumidores", pode ler-se no despacho. 

Deste modo, a 31 de dezembro de 2022, as reservas mínimas de segurança de gás de todos os consumos não interruptíveis são de "45 dias de consumo médio anual dos clientes protegidos" e "16 dias de consumo equivalente à capacidade máxima das centrais de ciclo combinado não interruptíveis".

Além disso, é estabelecido que, "no período de 1 de outubro a 31 de março do ano seguinte, os agentes de mercado com carteira de consumo de gás constituem e mantêm uma reserva adicional no SNG na infraestrutura do armazenamento subterrâneo de gás". 

A portaria entra em vigor no "dia seguinte ao da sua publicação", ou seja, no sábado. 

Leia Também: Economia espanhola cresce 5% em 2021, a maior taxa dos últimos 21 anos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas