Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Saldo da dívida direta do Estado aumentou 3,5% em dezembro, diz o IGCP

O saldo da dívida direta do Estado aumentou 3,5% em dezembro face a novembro, para 278.490 milhões de euros, anunciou hoje o IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública.

Saldo da dívida direta do Estado aumentou 3,5% em dezembro, diz o IGCP
Notícias ao Minuto

15:59 - 27/01/22 por Lusa

Economia IGCP

"Em 31 de dezembro de 2021, o saldo da dívida direta do Estado cifrou-se em 278.490 milhões [de euros], aumentando 3,5% face a novembro de 2021. Esta variação resultou sobretudo do aumento do saldo de CEDIC [Certificados Especiais de Dívida de Curto Prazo] em 9.212 milhões de euros", explica a instituição presidida por Cristina Casalinho.

De acordo com o boletim mensal do IGCP, os saldos dos Certificados de Aforro (CA) e de Certificados do Tesouro (CT) registaram um aumento de 43 milhões de euros e uma redução de sete milhões de euros, respetivamente.

"Adicionalmente, o 'stock' de dívida aumentou em 11 milhões de euros pelo efeito decorrente das flutuações cambiais da generalidade dos instrumentos de dívida denominados em moeda não euro avaliados ao câmbio do último dia de novembro", indica ainda o IGCP.

O instituto que gere a dívida pública refere ainda que "incorporando o efeito cambial favorável da cobertura de derivados, correspondente ao valor nocional dos 'swaps' de cobertura de capital, que ascendeu a 478 milhões de euros em novembro, o valor total da dívida após cobertura cambial situou-se em 278.012 milhões de euros, aumentando 3,5% face ao mês precedente".

Leia Também: AN angolana aprova diplomas para regular direito à petição e ação popular

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório