Meteorologia

  • 04 JULHO 2022
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 28º

Montepio condenado pelo BdP em 475 mil euros por infrações em 2015

O Montepio foi condenado pelo Banco de Portugal a pagar 475 mil euros por infrações ocorridas em 2015 relacionadas com o risco de produtos financeiros da Portugal Telecom, segundo a decisão hoje publicada pelo regulador e supervisor bancário.

Montepio condenado pelo BdP em 475 mil euros por infrações em 2015
Notícias ao Minuto

16:09 - 26/01/22 por Lusa

Economia Montepio

Além do banco, foi ainda condenado o gestor Jorge Barros Luís a uma coima de 50 mil euros, tendo ambos recorrido da decisão condenatória junto do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão (localizado em Santarém).

Na informação relativa a este processo de contraordenação, hoje divulgada, o Banco de Portugal indica que a condenação se refere a infrações praticadas em 13 de fevereiro de 2015 e em 30 de junho de 2015.

Segundo o Banco de Portugal, o Montepio incumpriu o dever de informação sobre requisitos de fundos próprios do risco da posição em derivados de crédito e também por não ter contabilizado requisitos de fundos próprios pelos 'swaps' de risco de incumprimento sobre a Portugal Telecom International Finance. Houve ainda infração por incumprimento do dever de reporte da exposição de grande risco à Portugal Telecom International Finance.

O Banco de Portugal divulgou hoje que, no quatro trimestre de 2021, decidiu 40 processos de contraordenação e aplicou coimas de 1,682 milhões de euros, das quais cerca de 103 mil euros suspensos na sua execução.

Ainda nos últimos três meses de 2021, a entidade liderada por Mário Centeno (ex-ministro das Finanças de governos PS, de António Costa) instaurou 92 processos de contraordenação.

Leia Também: China critica EUA face a informações sobre a retirada de diplomatas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório