Meteorologia

  • 24 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 20º

BCE antevê cenário de "inflação elevada durante mais tempo"

O Banco Central Europeu (BCE) antevê um cenário de "inflação mais elevada durante mais tempo", mas alguns membros do Conselho de Governadores do banco também estão preocupados com uma retirada prematura dos estímulos monetários.

BCE antevê cenário de "inflação elevada durante mais tempo"
Notícias ao Minuto

14:29 - 20/01/22 por Lusa

Economia BCE

As atas da reunião de política monetária de 16 de dezembro, que o BCE publicou hoje, mostram que alguns membros disseram na altura que "um cenário de inflação mais elevada não poderia ser excluído por mais tempo".

Os economistas do BCE preveem que a inflação na zona euro esteja próxima dos 2% em 2023 e em 2024 e que possa facilmente ultrapassar este nível.

Por conseguinte, alguns membros do Conselho de Governadores do BCE consideraram importante "preservar a flexibilidade para agir de forma decisiva para manter as expectativas de inflação ancoradas em ambas as direções e, assim, preservar também a credibilidade".

Acrescentaram que o Conselho de Governadores do BCE deveria comunicar claramente que estava pronto para agir se as pressões sobre os preços se tornassem mais persistentes e a inflação ultrapassasse o objetivo por mais tempo do que o esperado.

Mas outros membros estavam preocupados com uma "retirada prematura dos estímulos monetários e da compra de ativos".

O Conselho do BCE observa que "os participantes no mercado parecem questionar a credibilidade" das orientações sobre as medidas da sua política monetária.

Como resultado, os mercados "esperavam um primeiro aumento da taxa de juro numa data que era difícil de conciliar com as condições estabelecidas pelo Conselho do BCE para travar tal aumento", referem as atas.

Leia Também: Portugal regista mais 56.426 novos casos e 34 mortes

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório