Meteorologia

  • 16 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Bankinter sem intenção de comprar mais bancos em Portugal

A presidente do espanhol Bankinter, Maria Dolores Dancausa, disse hoje que o grupo espanhol não tem intenção de fazer mais aquisições de bancos em Portugal.

Bankinter sem intenção de comprar mais bancos em Portugal
Notícias ao Minuto

12:13 - 20/01/22 por Lusa

Economia Bankinter

"Não temos qualquer intenção, neste momento, de adquirir alguma entidade em Portugal ou em um outro país. Estamos muito centrados no crescimento orgânico também em Portugal e seguimos muito consistentes nisso", afirmou Dancausa em conferência de imprensa a partir de Madrid.

Segundo a responsável, caso haja algum banco à venda em Portugal a sua equipa analisará, como sempre faz, mas não tem qualquer projeto de fazer esse tipo de investimentos.

Em 2020, o Bankinter tinha admitido que avaliaria a oportunidade de aquisição do Novo Banco quando este fosse colocado no mercado.

O espanhol Bankinter divulgou hoje lucros de 1.333 milhões de euros em 2021, que incluem a mais-valia extraordinária da venda da seguradora 'Línea Directa'. Sem essa operação, o banco teria um lucro líquido 437,4 milhões de euros, 37,9% superior ao resultado de 2020.

Em Portugal, em 2021, o banco teve um lucro antes de impostos de 50 milhões de euros, mais 11,5% do que em 2020 (45,1 milhões de euros), mas menos 23,2% do que em 2019 (quando atingiu lucros antes de impostos de 65,6 milhões de euros, o melhor ano desde que está em Portugal).

Segundo Dancausa, a operação do Bankinter em Portugal é "pequena mas tem um grande potencial futuro", considerando os 50 milhões de euros conseguidos em 2021 um valor "francamente bom".

Na atividade em Portugal, de 2020 para 2021, a margem financeira subiu 5% para 99 milhões de euros e as comissões líquidas 22% para 61 milhões de euros, tendo os gastos aumentado 4% para 86 milhões de euros.

A carteira de crédito aumentou 6% para 6,9 mil milhões de euros e os recursos dos clientes aumentaram 23% para 5,9 mil milhões de euros.

As provisões constituídas foram de 15 milhões de euros em 2021, acima dos 9,0 milhões de 2020.

Questionado sobre mais provisões constituídas, o diretor financeiro, Jacobo Diaz, disse que "não há em Portugal nenhum problema de malparado" e o que aconteceu é que em anos anteriores foram libertadas provisões acumuladas e não usadas, pelo que a comparação "é enganosa e faz parecer que há uma deterioração" da qualidade do crédito.

Segundo o diretor financeiro, o rácio de malparado em Portugal é de 1,8%.

Sobre eventuais movimentos nas taxas de juro, disse que não deverão ser negativas para o crédito malparado em Portugal, até porque - disse - caso aconteçam este ano mexidas nas taxas de juro pelo Banco central Europeu (BCE) essas deverão ser ligeiras.

O responsável disse ainda que a conta de resultados da operação em Portugal não tem qualquer impacto de investimentos em dívida soberana, uma vez que a gestão dessa dívida no grupo Bankinter é centralizada e a conta de resultados de Portugal não tem qualquer exposição a essas variações de valor.

O grupo espanhol Bankinter está em Portugal desde 2016, quando comprou parte da atividade e a rede comercial do Barclays.

Segundo disse à Lusa fonte oficial, o Bankinter Portugal tem 770 trabalhadores e 81 agências.

Leia Também: Professores angolanos iniciam greve para reivindicar atualização salarial

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório