Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Atividade económica nos Açores cresceu 11% em novembro de 2021

O Indicador de Atividade Económica (IAE) dos Açores registou um crescimento de 11% em novembro de 2021, face ao período homólogo, justificado pelo serviço regional de estatística com a quebra de 2020, provocada pela pandemia, foi hoje divulgado.

Atividade económica nos Açores cresceu 11% em novembro de 2021
Notícias ao Minuto

13:34 - 17/01/22 por Lusa

Economia Açores

"Em novembro de 2021, o IAE apresentou um aumento de 11%. Este valor deve-se à situação anómala vivida em 2020, como resultado da pandemia de covid-19, e pelo facto de os cálculos terem como base a variação em relação ao mês homólogo do ano anterior", avança o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), numa publicação na sua página na internet.

Segundo o SREA, face à redução da atividade económica no ano de 2020, "é expectável que até final do corrente ano se continuem a observar variações atípicas do IAE".

Este é o segundo maior crescimento do IAE dos Açores desde 2017.

O maior aumento registou-se em setembro de 2021 (12,5%) e, em outubro do mesmo ano, também já tinha ocorrido um crescimento de dois dígitos (10,3%).

Desde 2017 que a região registava crescimentos neste indicador, em comparação com o período homólogo.

Em média, a atividade económica nos Açores cresceu 2,6% em 2017, 1,9% em 2018 e 1,8% em 2019.

A situação alterou-se a partir de abril de 2020, ano em que se registaram as quebras mais acentuadas dos últimos cinco anos: 6,5% em maio, 7,3% em junho e 6,3% em julho.

Só em junho de 2021 o indicador estabilizou, registando o mesmo valor do período homólogo, e a atividade económica começou a recuperar a partir do mês seguinte (5,4%).

Segundo o SREA, "o IAE não pretende medir a variação infraanual do PIB [Produto Interno Bruto], mas sim retratar o estado geral da economia", por isso apresenta "informação sobre a evolução em termos de acelerações, desacelerações e pontos de viragem e não o seu valor".

"O IAE-Açores é um indicador compósito coincidente, construído para acompanhar a evolução do estado geral da economia regional no curto prazo, a partir de séries de referência escolhidas como 'proxy' da atividade económica regional", adianta na mesma publicação.

São tidos em conta na construção deste indicador os dados relativos a "leite entregue nas fábricas", "gado abatido", "pesca descarregada", "produção de energia", "produção de produtos lácteos", "consumo de energia na indústria", "venda de cimento", "empregados na construção civil", "passageiros desembarcados [por] via aérea", "dormidas na HT [hotelaria tradicional], TER [turismo em espaço rural] e AL [alojamento local]", "empréstimos bancários", "operações TPA [terminal de pagamentos]" e "operações nas caixas automáticas".

Os dados apresentados "são valores ajustados da sazonalidade, calibrados pela variação do PIB e alisados pelo método de médias móveis de três meses".

Leia Também: Costa diz que Açores devem ser "vacina" contra "vitória da direita"

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório