Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Das pensões à subida dos preços: Os cinco números relevantes da semana

Sempre a par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

Das pensões à subida dos preços: Os cinco números relevantes da semana
Notícias ao Minuto

08:05 - 15/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia História da semana

Esta semana ficou marcada pelo pagamento das pensões de janeiro já com o aumento regular que decorre da lei de atualização, numa altura em que a atualidade está a ser marcada pelas eleições legislativas, que vão acontecer já no dia 30 de janeiro. 

Sempre a par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

  • Segurança Social: Aumento das pensões chegou a 2,3 milhões de pensionistas

Cerca de 2,3 milhões de pensionistas da Segurança Social receberam na segunda-feira a sua pensão de janeiro, tendo esta sido processada já com o aumento regular que decorre da lei de atualização das pensões.

  • DECO alerta para diferenças no preço da água, que podem chegar aos 400 euros/ano

A DECO Proteste alertou, na quarta-feira, para a falta de equidade dos preços na fatura da água entre concelhos. De acordo com uma análise da associação, as diferenças encontradas chegam a superar os 400 euros por ano. Quais são os concelhos onde a fatura é mais 'pesada'? Veja aqui

  • Debate a dois: Dos salários ao SNS, a TAP 'aterrou' no debate PS vs PSD com ímpeto

Reveja aqui, por pontos, o que de essencial divide os programas propostos por António Costa e Rui Rio, expostos no debate a dois, na quinta-feira à noite, a propósito das eleições antecipadas de 30 de janeiro.

  • Quanto duram as notas? Umas "dois a três anos", outras "perto de 12 anos"

As notas de euro têm todas o mesmo tempo de vida? Quantos duram? Este é o tema do mais recente episódio do podcast do Banco de Portugal (BdP) -  o BdP Podcast -, que revela que a durabilidade das notas depende se são de baixo ou de elevado valor. As que valem menos podem durar até três anos, mas as de 500 euros podem chegar aos 12 anos. 

  • Subida dos preços: Taxa de inflação foi de 1,3% em 2021

Em 2021, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma variação média anual de 1,3%, sucedendo a uma variação nula registada no conjunto do ano de 2020, divulgou o INE, na quarta-feira. No último mês do ano, em dezembro, a taxa de inflação foi de 2,7%. Estes dados foram divulgados numa altura em que a presidente do BCE disse levar "muito a sério" aumento dos preços na UE.

Leia Também: Marcar férias de 2022. Até quando o posso fazer e quais são as regras?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório