Meteorologia

  • 19 JUNHO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 21º

Empresa que ficou com ativos do Banif reembolsou 160,5 milhões de dívida

A empresa Oitante, que ficou com ativos do Banif na resolução deste, já amortizou 94,8% da sua dívida, depois de em 2021 ter pago 160,5 milhões de euros, disse hoje em comunicado.

Empresa que ficou com ativos do Banif reembolsou 160,5 milhões de dívida
Notícias ao Minuto

15:01 - 12/01/22 por Lusa

Economia Banif

A Oitante pediu um empréstimo obrigacionista de 746 milhões de euros em 2015, aquando da sua criação, para fazer face aos custos com a resolução do Banif.

Segundo a informação hoje comunicada, desde então já pagou 707 milhões de euros e a amortização definitiva da dívida deverá acontecer este ano. A dívida atual é de 39 milhões de euros.

Apenas no passado mês de dezembro a Oitante pagou 79,5 milhões de euros, o que, segundo a empresa, foi "de encontro ao objetivo para que foi criada, a maximização do valor dos seus ativos para posterior alienação".

A empresa diz ainda que, "apesar dos impactos da pandemia da covid-19, que tem mantido "o rigor e o profissionalismo de uma equipa dedicada, níveis de eficiência que garantem o cumprimento das metas definidas".

A sociedade-veículo Oitante foi criada pelo Banco de Portugal, em dezembro de 2015, no âmbito da resolução do Banif, gerindo os ativos que pertenciam ao Banif e que o Santander Totta não comprou -- imóveis com imparidade, crédito malparado, participações financeiras em empresas com atividade deficitária ou em processo de venda -- os quais tem vindo a reduzir.

Esta empresa é detida pelo Fundo de Resolução bancário e gerida pelo Banco de Portugal. A empresa é liderada por Miguel Barbosa.

A emissão obrigacionista de 746 milhões de euros que a Oitante emitiu aquando da sua criação, para se financiar, tem o seu vencimento em dezembro de 2025. Estas obrigações beneficiam de garantia do Fundo de Resolução e da contra garantia do Estado português.

A Oitante teve lucros de 12,7 milhões de euros em 2020, abaixo dos 34,5 milhões de euros de 2019.

A Oitante tem vindo a reduzir pessoal e, no final de 2021, tinha 50 trabalhadores, segundo fonte oficial.

Leia Também: Encerramento da M&E Brasil "não é decisão fácil", diz a CEO da TAP

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório