Empresa que ficou com ativos do Banif reembolsou 160,5 milhões de dívida

A empresa Oitante, que ficou com ativos do Banif na resolução deste, já amortizou 94,8% da sua dívida, depois de em 2021 ter pago 160,5 milhões de euros, disse hoje em comunicado.

Banif

© Global Imagens

Lusa
12/01/2022 15:01 ‧ 12/01/2022 por Lusa

Economia

Banif

 

A Oitante pediu um empréstimo obrigacionista de 746 milhões de euros em 2015, aquando da sua criação, para fazer face aos custos com a resolução do Banif.

Segundo a informação hoje comunicada, desde então já pagou 707 milhões de euros e a amortização definitiva da dívida deverá acontecer este ano. A dívida atual é de 39 milhões de euros.

Apenas no passado mês de dezembro a Oitante pagou 79,5 milhões de euros, o que, segundo a empresa, foi "de encontro ao objetivo para que foi criada, a maximização do valor dos seus ativos para posterior alienação".

A empresa diz ainda que, "apesar dos impactos da pandemia da covid-19, que tem mantido "o rigor e o profissionalismo de uma equipa dedicada, níveis de eficiência que garantem o cumprimento das metas definidas".

A sociedade-veículo Oitante foi criada pelo Banco de Portugal, em dezembro de 2015, no âmbito da resolução do Banif, gerindo os ativos que pertenciam ao Banif e que o Santander Totta não comprou -- imóveis com imparidade, crédito malparado, participações financeiras em empresas com atividade deficitária ou em processo de venda -- os quais tem vindo a reduzir.

Esta empresa é detida pelo Fundo de Resolução bancário e gerida pelo Banco de Portugal. A empresa é liderada por Miguel Barbosa.

A emissão obrigacionista de 746 milhões de euros que a Oitante emitiu aquando da sua criação, para se financiar, tem o seu vencimento em dezembro de 2025. Estas obrigações beneficiam de garantia do Fundo de Resolução e da contra garantia do Estado português.

A Oitante teve lucros de 12,7 milhões de euros em 2020, abaixo dos 34,5 milhões de euros de 2019.

A Oitante tem vindo a reduzir pessoal e, no final de 2021, tinha 50 trabalhadores, segundo fonte oficial.

Leia Também: Encerramento da M&E Brasil "não é decisão fácil", diz a CEO da TAP

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas