Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Portugueses acham que 2022 será um ano melhor. Jovens são mais otimistas

Os jovens são os mais otimistas, a par dos indivíduos que têm melhores rendimentos, segundo o estudo Observador Cetelem Natal 2021.

Portugueses acham que 2022 será um ano melhor. Jovens são mais otimistas
Notícias ao Minuto

11:07 - 27/12/21 por Notícias ao Minuto

Economia Estudo

O estudo Observador Cetelem Natal 2021 revela que a perspetiva dos portugueses aponta para que 2022 seja um ano "melhor", depois de quase dois anos de pandemia. Além disso, os jovens são os mais otimistas, a par dos indivíduos que têm melhores rendimentos. 

"Os portugueses tendem a considerar que o novo ano será um ano 'melhor', com um resultado médio de 3,5 numa escala de 1 ('muito pior') a 5 ('muito melhor')", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Na distribuição por cada resposta, 45% dos portugueses inquiridos perspetivam que 2022 será um ano 'melhor', sendo que, destes, 8% acreditam que será 'muito melhor'; já 51% considera que será igual e apenas 3% que será pior ou muito pior.

O estudo revela ainda que os mais otimistas relativamente ao novo ano são os mais jovens, assim como os cidadãos com melhores rendimentos (68%). "Os inquiridos dos 54 aos 64 anos são os que olham para o futuro de forma menos positiva, com apenas 29% a esperarem um ano melhor."

Do ponto de vista geográfico, "nas Áreas Metropolitanas observa-se uma grande diferença, com mais inquiridos na Área Metropolitana do Porto otimistas face ao novo ano do que na Área Metropolitana de Lisboa (57% e 20%, respetivamente)". 

Ano Novo é em casa

Relativamente à Passagem de Ano, apesar de aumentar a intenção de celebrar fora, muitos vão optar por ficar em casa (62%), nomeadamente, os inquiridos com idade superior a 55 anos (83%).

Os jovens, com idades entre os 18 e os 34 anos, são os que optam mais por passar a festividade em casa de amigos ou outros familiares (33%), de acordo com o mesmo estudo. 

Leia Também: Empresas querem investir com recurso a fundos europeus, revela inquérito

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório