Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Fator de sustentabilidade 'corta' quantas pensões? E qual será o valor?

O fator de sustentabilidade, que é um corte aplicado a algumas pensões antecipadas, também associado à esperança média de vida, deverá reduzir-se dos atuais 15,5% para 14,06% em 2022.

Fator de sustentabilidade 'corta' quantas pensões? E qual será o valor?
Notícias ao Minuto

08:50 - 27/12/21 por Notícias ao Minuto

Economia Pensões

As pensões antecipadas que vierem a ser iniciadas em 2022 vão sofrer um corte menor do que este ano, uma vez que o fator de sustentabilidade deverá cair para 14,06%. Contudo, apesar de o Governo dizer que este corte tem uma aplicação "limitada", os dados divulgados pelo Jornal de Negócios revelam que atinge 42% das pensões na CGA e 38% na Segurança Social

"Na Segurança Social, das quase 22 mil pensões antecipadas iniciadas em 2020 e atribuídas até à data, cerca de 38,3% tiveram fator de sustentabilidade", indicam dados do Ministério do Trabalho, cedidos ao mesmo jornal.

Ainda assim, este 'corte' será menos pesado em 2022: O fator de sustentabilidade, que é um corte aplicado a algumas pensões antecipadas, também associado à esperança média de vida, deverá reduzir-se dos atuais 15,5% para 14,06% em 2022.

Nos últimos anos, o fator de sustentabilidade deixou de ser aplicado em algumas situações, como é o caso das pessoas que se reformam por antecipação à idade legal, mas com longas carreiras contributivas.

Além do fator de sustentabilidade, as reformas antecipadas estão ainda sujeitas a cortes de 0,5% por cada mês de antecipação face à idade legal de reforma ou face à idade pessoal.

Idade da reforma em Portugal deve aumentar cerca de dois anos até 2050

A idade da reforma em Portugal deverá aumentar em cerca de dois anos até 2050, atingindo nessa altura 68,4 anos, prevê a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) no relatório 'Pensions at a Glance 2021' divulgado este mês.

Portugal é um dos sete países da OCDE que tem a idade de acesso à reforma indexada à evolução da esperança média de vida, tal como a Dinamarca, a Estónia, Grécia, Finlândia, Itália e os Países Baixos, indica o relatório da OCDE.

Tendo em conta os últimos dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que dão conta de uma redução inédita na esperança média de vida aos 65 anos, a idade da reforma deverá recuar em Portugal para 66 anos e quatro meses em 2023, depois de atingir 66 anos e sete meses em 2022.

Leia Também: Tempo médio de atribuição de pensões pela CGA foi de 77 dias em 2020

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório