Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Pensões. Reformas antecipadas terão corte de cerca de 14% no próximo ano

Corte que se aplica às pensões antecipadas no próximo ano será de cerca de 14%, face aos 15,5% verificados este ano.

Pensões. Reformas antecipadas terão corte de cerca de 14% no próximo ano
Notícias ao Minuto

11:13 - 29/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia Reformas

O fator de sustentabilidade deverá baixar para cerca de 14% no próximo ano. Isto acontece porque a esperança de vida aos 65 anos fixou-se nos m 19,35 anos no período entre 2019 e 2021, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), esta segunda-feira

"A esperança de vida aos 65 anos foi estimada em 19,35 anos, o que corresponde a uma redução de 0,34 anos (4 meses) relativamente ao triénio anterior (19,69 anos em 2018-2020), em resultado do aumento do número de óbitos no contexto da pandemia Covid-19", pode ler-se no relatório do INE.

A partir daqui, é possível concluir que o fator de sustentabilidade vai baixar para cerca de 14%. Este ano, a taxa do fator de sustentabilidade era de 15,5%

De sublinhar que além do fator de sustentabilidade, as reformas antecipadas implicam um corte de 0,5% por cada mês antecipado em relação à idade legal de reforma. 

A esperança de vida aos 65 anos corresponde ao "número médio de anos que uma pessoa que atinja a idade exata 65 anos pode esperar ainda viver, mantendo-se as taxas de mortalidade por idades observadas no momento", explica o INE. 

O valor provisório da esperança de vida aos 65 anos, apurado anualmente pelo INE, é divulgado, em novembro de cada ano para efeitos de determinação da idade normal de acesso à pensão de velhice do regime geral de segurança social e do fator de sustentabilidade a aplicar ao montante estatutário das pensões de velhice do regime geral de segurança social.

[Notícia atualizada às 11h23]

Leia Também: PRR: Mário Centeno alerta para 'janela curta' de tempo de execução

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório