Meteorologia

  • 20 JANEIRO 2022
Tempo
MIN 5º MÁX 15º

Edição

PRR: Mário Centeno alerta para 'janela curta' de tempo de execução

O Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, alertou hoje para a "janela curta" de tempo de execução do PRR e avisou que perder tal oportunidade é desperdiçar o momento mais relevante desde a criação do euro.

PRR: Mário Centeno alerta para 'janela curta' de tempo de execução
Notícias ao Minuto

11:16 - 29/11/21 por Lusa

Economia Centeno

"Além do impacto estrutural no crescimento económico, o PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] realiza investimentos públicos e privados sem onerar no curto prazo as contas públicas. No entanto, na execução do PRR, deve ser tomada atenção aos desafios inerentes à muito curta janela temporal da utilização dos fundos", afirmou o governador do Banco Central, num encontro em Lisboa sobre os desafios da economia portuguesa no pós-pandemia, organizado pelo Banco de Portugal e pelo semanário Expresso.

Mário Centeno salientou que os recursos europeus "devem ser utilizados para consolidar o crescimento" económico sustentável e financiar a transição digital e climática, e defendeu que esta transição deve ser apoiada na "utilização eficiente" dos fundos do PRR que foram disponibilizados a fundo perdido.

"Perder esta oportunidade é desperdiçar um momento de integração europeia mais relevante desde a criação do euro", afirmou Mário Centeno, enaltecendo a contribuição do PRR para a redução do rácio da dívida pública no Produto Interno Bruto (PIB).

O governador defendeu ainda que, neste momento de disrupção pandémica, o elemento chave é a estabilidade e previsibilidade das políticas públicas nacionais e europeias, e enalteceu o contributo do PRR para diminuir a dívida.

Mário Centeno lembrou ainda que é "fundamental" diminuir o rácio da dívida pública, uma redução que defende dever ser sustentada por um plano credível de redução orçamental, e considerou "evidente" que os setores privado e público "devem iniciar a desalavancagem" para Portugal poder enfrentar futuras crises.

Leia Também: Esperança de vida aos 65 desce. Idade de reforma em 2023 acompanha ritmo

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório