Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Porto e Norte n.º 1 no 'ranking' nacional de hóspedes até outubro

O presidente da entidade regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) congratulou-se hoje pelo facto de o Norte, apesar da pandemia de covid-19, ser a região do país a registar mais hóspedes entre janeiro e outubro.

Porto e Norte n.º 1 no 'ranking' nacional de hóspedes até outubro
Notícias ao Minuto

14:27 - 16/12/21 por Lusa

Economia TPNP

"Congratular com os resultados que tivemos na região, apesar da pandemia. O Porto e o Norte tiveram mais 485 mil hóspedes em outubro, o que faz com que esteja agora no 'ranking' como a primeira região em número de hóspedes entre janeiro e outubro, ou seja, no mês de outubro estamos apenas a 11% dos valores de 2019 e com mais 95% do que em outubro de 2020", declarou à Lusa Luís Pedro Martins, à margem da conferência anual do IPDT -- Turismo e Consultoria, a decorrer hoje em Lisboa, cujo tema é "Contributos para uma agenda estratégica para o turismo".

Segundo o presidente da TPNP, a região estava a recuperar "bastante bem" e de forma até "mais rápida do que era a expectativa" e, pese embora a nova variante da covid-19 que vai obrigar o setor a voltar "a ter números mais inferiores", Luís Pedro Martins acredita que os dados recentes vão permitir que 2022 possa ser o "ano da recuperação quase total em relação aos números de 2019".

O presidente da TPNP reiterou que 2021 foi um ano de "uma boa recuperação" da crise no setor do turismo, atendendo à pandemia.

A propósito das orientações estratégicas, a TPNP colocou a tónica nos recursos humanos e na urgência de reter "talento" e "mitigar a escassez de recursos humanos", bem como apostar na "sustentabilidade social, cultural, ambiental e económica" dos destinos Porto e Norte de Portugal.

"Vão ser estas as matérias mais relevantes para as escolhas dos turistas no pós-pandemia", observou.

Intensificar a adoção de práticas de turismo inclusivo e manter o "apoio às empresas" do setor ainda a combater a crise económica provocada pela pandemia da covid-19 foram outros dos pontos elencados por Luís Pedro Martins na conferência anual do IPDT -- Turismo e Consultoria.

Leia Também: Greves na Portway desconvocadas após anulação das avaliações 2019/2020

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório