Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

0,4%. SNQTB, SBN e SIB recusam proposta salarial dos bancos

O Sindicato dos Quadros e Técnicos Bancários, o Sindicato dos Bancários do Norte e o Sindicato Independente da Banca rejeitaram a proposta de revisão salarial dos bancos, de 0,4%, e vão pedir a intervenção do Ministério do Trabalho.

0,4%. SNQTB, SBN e SIB recusam proposta salarial dos bancos
Notícias ao Minuto

16:08 - 03/12/21 por Lusa

Economia Sindicato

Em comunicado hoje divulgado, os três sindicatos consideraram que a proposta final do Grupo Negociador das Instituições de Crédito de uma atualização salarial de 0,4% e não negociável, apresentada em reunião na passada terça-feira, revela "intransigência" e informaram que não a aceitaram.

"Tendo em conta a subida expectável e real da inflação -- atualmente com uma previsão superior a 1% -, bem como os indicadores e resultados positivos dos bancos referentes ao primeiro semestre de 2021, os três sindicatos rejeitam liminarmente a proposta apresentada de 0,4%", lê-se no comunicado.

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB), o Sindicato dos Bancários do Norte (SBN) e o Sindicato Independente da Banca (SIB) acrescentaram que, tendo em conta que não é possível acordo, "irão requerer o mecanismo de conciliação aos serviços competentes do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social" para tentar resolver o impasse negocial e que os bancários tenham "a justa e merecida atualização das suas retribuições e pensões".

O Grupo Negociador das Instituições de Crédito apresentou uma proposta de atualização em 0,4% da tabela salarial, de pensões de reforma e de sobrevivência e cláusulas de expressão pecuniária. A proposta destes sindicatos era de um aumento de 1,4% de aumento.

Já em 25 de novembro o Mais Sindicato e o Sindicato dos Bancários do Centro (SBC) anunciaram a recusa da proposta de aumentos de 0,4% na banca e o recurso à conciliação.

Leia Também: Cheques? Só deve aceitar "se a pessoa que o emite for da sua confiança"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório