A maioria dos portugueses (85%) tenciona fazer as compras de Natal nos centros comerciais, o que representa um acréscimo de 42% em comparação com a taxa verificada no mesmo período do ano passado, de acordo com um estudo divulgado esta terça-feira pelo Observador Cetelem.
Além disso, mais de metade dos 54% dos inquiridos no âmbito do estudo optam por fazer algumas das suas compras nos super e hipermercados (+14p.p.), de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Por outro lado, 31% dos portugueses tencionam comprar no comércio tradicional e 10% em grandes superfícies especialistas (+6p.p.). Já 8% dos inquiridos tencionam fazer algumas compras em feiras ou mercados da época e 8% em bazares de baixo custo.
"Os inquiridos com idades compreendidas entre os 18 e os 54 anos são mais adeptos dos Centros Comerciais. Já os mais velhos, entre os 65 e os 74 anos, preferem fazer as suas compras nos Super/Hipermercados (65%). A adesão ao comércio tradicional é maior entre os 45-54 anos (38%) e 65-74 anos (43%)", pode ler-se no mesmo comunicado.
Os centros comerciais são os locais mais consensuais, reunindo a preferência de mais consumidores em todo o território nacional: 92% em Lisboa; 90% no Porto; 89% no Sul; 81% no Centro e 77% a Norte.
Leia Também: Universidade do Minho "realoca" trabalhador acusado de assédio sexual