Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

CGD paga dividendo extraordinário de 300 milhões ao Estado até amanhã

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai pagar o dividendo extraordinário de 300 milhões de euros ao seu acionista único, o Estado português, até terça-feira, divulgou hoje o banco público.

CGD paga dividendo extraordinário de 300 milhões ao Estado até amanhã
Notícias ao Minuto

18:29 - 29/11/21 por Lusa

Economia Banco

"A Caixa Geral de Depósitos, S.A. (CGD) informa que, por Deliberação Social Unânime por Escrito do seu acionista único, o Estado Português, de 29 de novembro de 2021, foi determinado o pagamento de um dividendo extraordinário no valor de Euro300.000.000 (trezentos milhões de euros), a liquidar ainda no corrente mês de novembro de 2021", ou seja, até terça-feira, pode ler-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) pela instituição.

O banco liderado por Paulo Macedo informou o mercado que a entrega de 300 milhões ao Estado teve por fundamento "as recomendações do Banco Central Europeu (BCE) relativas à distribuição de dividendos durante a pandemia covid-19 e o levantamento, em julho de 2021, das restrições à sua distribuição para além de setembro de 2021".

Segundo a CGD, foi também tida em conta a "a aprovação em Assembleia Geral de 2021 de dividendos limitados, nos termos da recomendação do BCE, ao valor de Euro83.638.807, remetendo para avaliação posterior a possibilidade de serem retomados em face da evolução da posição do BCE".

"A normalização da atividade económica e dos mercados financeiros" e "as deliberações dos órgãos de administração e de fiscalização da CGD em outubro de 2021 favoráveis a esta distribuição de dividendos" foram também pesadas na decisão hoje comunicada.

"Deste modo, a Caixa Geral de Depósitos, S.A. entrega ao seu acionista em 2021 um montante total de Euro383,6 milhões", refere o comunicado.

O pagamento do dividendo extraordinário de 300 milhões de euros já tinha sido anunciado no dia 04 de novembro, aquando da apresentação de resultados do banco público.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) teve lucros de 429 milhões de euros até setembro, um aumento de 9,4% face aos primeiros nove meses de 2020.

Leia Também: Aplicação Caixadirecta com problemas de acesso

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório