Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Associação de Discotecas com "muitas dúvidas" sobre novas regras

O presidente da Associação de Discotecas Nacional disse hoje precisar de mais informações para se pronunciar sobre as novas regras no âmbito da pandemia e admitiu que um modelo de testagem como o da Madeira poderia ser "benéfico".

Associação de Discotecas com "muitas dúvidas" sobre novas regras
Notícias ao Minuto

19:11 - 25/11/21 por Lusa

Economia Covid-19

"Neste momento, há muitas dúvidas no ar, começando pelo facto de não percebermos muito bem a situação dos testes" que será necessário apresentar para ir a discotecas e bares a partir de 1 de dezembro, mesmo no caso de vacinados contra a covid-19, disse à Lusa o presidente da Associação de Discotecas Nacional, José Gouveia.

A entrada nos espaços de diversão noturna vai estar sujeita à apresentação de teste negativo à covid-19, mesmo para vacinados, a partir daquela data, estando as discotecas e os bares encerrados entre 02 e 09 de janeiro, anunciou hoje o primeiro-ministro, António Costa.

Para José Gouveia, para se poder pronunciar, a Associação de Discotecas Nacional tem de perceber que "tipo de testes" serão necessários para entrar nos espaços de diversão noturna, "a sua durabilidade" e "de que forma devem ser apresentados".

A exigência de testes negativos de covid-19 não será necessariamente um constrangimento, acrescentou.

"Se estivermos a falar de um teste à imagem daquilo que se está a fazer na Madeira, que é um teste semanal que dá acesso a todas as atividades, parece-me a mim que todos concordarão que será benéfico e que haverá uma participação massiva", disse José Gouveia.

Já "um teste que é só para sair à noite", representando "mais um custo para o utente da noite", já será diferente e "não estará muito certo", acrescentou.

Outro aspeto que a associação precisa de ver esclarecida antes de se pronunciar são "os apoios para quem vai estar encerrado" na semana de 02 a 09 de janeiro, sendo assim necessário esperar pela publicação da legislação hoje aprovada pelo Conselho de Ministros.

A entrada nos bares com espaço de dança e discotecas, que abriram em 01 de outubro depois de encerrados cerca de 19 meses devido à pandemia, estava até agora cingida apenas à apresentação do certificado digital, que podia ser relativo a vacinação, recuperação ou de realização de teste negativo.

O encerramento das discotecas e dos bares, de 02 a 09 de janeiro, decorre numa "semana de contenção de contactos", referiu o primeiro-ministro, em que também as escolas estarão fechadas e o teletrabalho voltará a ser obrigatório.

António Costa apresentou hoje, numa conferência de imprensa após uma reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa, um conjunto de medidas relativas à pandemia que entrarão em vigor a partir de 01 de dezembro.

Leia Também: Entrada em bares e discotecas passa a estar sujeita a teste negativo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório