Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Prazos do Ferrovia 2020 falham? Plano vai "ser concluído na íntegra"

O Ministério das Infraestruturas assegurou, esta quarta-feira, que o Plano Ferrovia 2020 vai ser cumprido na totalidade e nega que tenha saído algum projeto de cima da mesa.

Prazos do Ferrovia 2020 falham? Plano vai "ser concluído na íntegra"
Notícias ao Minuto

10:09 - 18/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia Ferrovia 2020

O Governo assegurou, esta quarta-feira, que o Plano Ferrovia 2020 será concluído na íntegra e diz que não há qualquer projeto que tenha saído do plano, reagindo assim à notícia do Público que dá conta que o Executivo de António Costa vai falhar os prazos do plano e que os projetos serão atrasados. 

"O Plano Ferrovia 2020 é um plano ambicioso de investimento de cerca de dois mil milhões de euros, que está em curso e que irá ser concluído na íntegra. Apesar da complexidade de alguns projetos e dos constrangimentos de várias natureza, que são geradores de atrasos que a IP [Infraestruturas de Portugal] tenta minimizar, mas não consegue eliminar, não há nenhum projeto que tenha sido abandonado ou tenha saído do plano Ferrovia 2020", refere o Ministério das Infraestruturas, em comunicado enviado às redações. 

Contudo, ao que indica o jornal, a modernização das linhas de Cascais e do Douro são as primeiras baixas do Ferrovia 2020 que a IP não consegue concretizar atempadamente, pelo que o financiamento terá de vir do Portugal 2030.

A tutela esclarece, contudo, que "as obras referidas na peça, como a modernização das linhas de Cascais e Douro não deixarão de ser financiadas pelo PT2020 como previsto. Simplesmente poderão também já usufruir de verbas do PT2030". 

O gabinete do ministro Pedro Nuno Santos diz ainda que "todas as obras que sejam feitas a partir daqui já são financiáveis pelo do PT2030, por isso, estamos a prever alocar alguma dessa verba a  projetos que estão já em curso e que fazem parte do programa do Ferrovia 2020. Desta forma, poder-se-ão aproveitar oportunidades de aumentar as taxas de financiamento, bem como dar mais flexibilidade a gestão financeira dos empreendimentos, reduzindo os riscos de execução".

"Temos obras já concluídas, como a Linha do Minho ou a Linha da Beira Baixa, e a menos de um ou dois projetos que estão a ser finalizados e cujo concurso para obra será lançado muito em breve, tudo o resto está já em fase de obra. Não será perdido um cêntimo do Quadro financeiro Plurianual PT2020", garante o Governo. 

Leia Também: Surto de Covid-19 deve levar ao adiamento do novo tablet da Samsung

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório