Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal tem o 5.º preço da gasolina mais alto da UE. E o gasóleo?

Portugal tem o quinto valor mais caro para a gasolina simples 95 entre os Estados-membros. No caso do gasóleo, Portugal é o 6.º país com os preços mais altos. Em ambos os combustíveis, a carga fiscal justifica os preços mais elevados face a Espanha.

Portugal tem o 5.º preço da gasolina mais alto da UE. E o gasóleo?
Notícias ao Minuto

10:09 - 09/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia Combustíveis

Portugal vendeu gasolina 95 simples ao preço médio de 1,671 euros/litro no terceiro trimestre, o quinto valor mais caro entre os Estados-membros da União Europeia (UE), divulgou hoje a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). No caso do gasóleo simples, com um preço médio de 1,457 euros/litro,  Portugal é o 6.º país com os preços mais elevados. 

"Portugal situa-se na quinta posição dos países que vendem gasolina 95 simples mais cara na UE-27, sendo que o preço praticado corresponde a uma diferença de 55 cent/l e 17 cent/l face ao país com os preços mais baixos e ao país com os preços mais altos, respetivamente", refere o Boletim dos Preços UE-27 de Combustíveis referente ao terceiro trimestre de 2021, disponibilizado pela ERSE.

Além disso, diz o regulador, a "carga fiscal aplicada em Portugal (59%) justificou a menor competitividade dos preços no contexto da Península Ibérica", já que Portugal praticou um PMV sem impostos mais baixo do que em Espanha naquele período.

Já no caso do gasóleo simples, "Portugal situa-se na sexta posição dos países que vendem gasóleo simples mais caro na UE-27, sendo que o preço praticado corresponde a uma diferença de 37 cent/l e 24 cent/l face ao país com os preços mais baixos e ao país com os preços mais altos, respetivamente".

Também no caso do gasóleo simples, o "peso fiscal em Portugal justificou a prática de preços 19 cent/l mais altos do que em Espanha. Sem impostos, os preços médios nacionais encontram-se alinhados aos do país vizinho". 

Notícias ao Minuto Preços médios praticados no 3.º trimestre (com e sem impostos)© Boletim dos Preços UE-27 de Combustíveis  

Leia Também: Barbados pede fundo baseado na venda de combustíveis fósseis

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório