Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Nokia alcança lucro de 463 milhões no 3.º trimeste do ano fiscal

A Nokia revelou hoje que teve lucro de 463 milhões de euros (537 milhões de dólares) no terceiro trimestre deste ano, contra um resultado positivo de 305 milhões de euros no mesmo trimestre do ano anterior.

Nokia alcança lucro de 463 milhões no 3.º trimeste do ano fiscal
Notícias ao Minuto

13:34 - 28/10/21 por Lusa

Economia Empresas

O lucro do fabricante nórdico de telemóveis e equipamento para a rede fixa saíram acima das previsões dos analistas o que foi justificado pela multinacional com o aumento das vendas de tecnologia 5G (quinta geração de redes móveis) a preços reduzidos.

No entanto, a Nokia alertou para a escassez global de semicondutores que fez com que as perspetivas do mercado sejam "nebulosas", podendo mesmo comprometer o crescimento.

A empresa, com sede em Espoo, na Finlândia, afirmou ainda que as vendas aumentaram 2% no trimestre em análise, para 5.400 milhões de euros.

O presidente executivo, Pekka Lundmark, considerou que os resultados do terceiro trimestre mostram que a empresa "teve outro grande trimestre" impulsionada por investimentos em tecnologia 5G.

No entanto, realçou que a incerteza em torno dos semicondutores limitou "as perspetivas de crescimento para o quarto trimestre e até para o próximo ano".

"Poderíamos ter crescido mais rápido (no terceiro trimestre) se houvesse suficientes componentes disponíveis", disse Lundmark numa conferência por vídeo com os jornalistas, acrescentando que a Nokia estava a trabalhar em "estreita colaboração" com os fornecedores e clientes para resolver o problema do fornecimento de semicondutores.

O gestor prometeu tornar a Nokia no líder mundial em 5G - a nova geração de tecnologia de banda larga - mesmo que isso signifique sacrificar o lucro a curto prazo.

A Nokia está em forte concorrência no 5G, nomeadamente, com a Ericsson, a Huawei e a Samsung.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório