Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Pandemia acentua diferença remuneratória entre mulheres e homens

"As mulheres foram bastante afetadas pelas consequências da pandemia, uma vez que tipicamente têm uma situação laboral mais frágil e têm mais trabalhos informais", refere Ana Amado da Willis Towers Watson.

Pandemia acentua diferença remuneratória entre mulheres e homens
Notícias ao Minuto

14:14 - 26/10/21 por Notícias ao Minuto

Economia remuneratória

As consequências da pandemia levaram a que, nos últimos 18 meses, aumentasse a desigualdade remuneratória entre géneros, de acordo com a Willis Towers Watson. 

Dados divulgados pela empresa revelam que o índice de igualdade de género da União Europeia no período pré-pandemia era de 67,9% e em Portugal de 61,3%, com uma "clara recuperação face a 2010".

A consultora cita dados da Pordata que referem que, só no 1º trimestre de 2020, houve um "decréscimo muito significativo de emprego, com uma redução de 50 mil empregados, entre os quais quase 45 mil eram mulheres". 

"Concluímos que, efetivamente, as mulheres foram bastante afetadas pelas consequências da pandemia, uma vez que tipicamente têm uma situação laboral mais frágil e têm mais trabalhos informais, que podem incorrer mais facilmente numa situação de desemprego", explicou Ana Amado da Willis Towers Watson, citada num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

"Portanto, o teletrabalho, os períodos de encerramento das escolas e as quarentenas profiláticas conduziram, efetivamente, a um aumento do volume de trabalho das mulheres devido ao seu papel de cuidadoras e responsáveis pelas tarefas domésticas, e a uma maior dificuldade da conciliação da vida pessoal com a profissional", acrescenta Ana Amado. 

Leia Também: Trabalhadores da Novadis agendam greve e manifestação para 6.ª feira

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório