Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Suprimidas carreiras fluviais entre Lisboa e Cacilhas 4.ª e 5.ª à noite

A Transtejo/Soflusa (TTSL) anunciou a supressão de carreiras entre Cacilhas (Almada, distrito de Setúbal) e Cais do Sodré (Lisboa), na quarta e quinta-feira, durante o período noturno, devido à "falta de recursos humanos operacionais", indicou a empresa.

Suprimidas carreiras fluviais entre Lisboa e Cacilhas 4.ª e 5.ª à noite
Notícias ao Minuto

19:49 - 19/10/21 por Lusa

Economia Transtejo

"Por motivo de falta de recursos humanos operacionais, o serviço regular de transporte é interrompido no período noturno", informou a TTSL, num aviso divulgado na segunda-feira no 'site' da empresa, que refere que as perturbações vão ocorrer na quarta e quinta-feira, 20 e 21 de outubro.

A empresa TTSL revelou o horário das últimas carreiras antes da interrupção, que na ligação Cacilhas - Cais do Sodré será às 20:55 na quarta-feira e às 20:38 na quinta-feira, enquanto na ligação Cais do Sodré -- Cacilhas está previsto ser às 21:15 na quarta-feira e às 20:50 na quinta-feira.

Já as primeiras carreiras após a interrupção, na quinta e sexta-feira, com horários iguais para ambos os dias, entre Cacilhas e Cais do Sodré será às 00:05 e na ligação Cais do Sodré -- Cacilhas será às 00:20.

Em resposta ao aviso da TTSL, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS) considerou hoje que a supressão de carreiras, na quarta e quinta-feira, durante o período noturno, "não é uma situação isolada, porque é frequente anúncios destes, como foi o caso da semana passada com algumas dezenas de supressões, sendo uma questão estrutural decorrente da falta de trabalhadores que não são admitidos".

"Não são supressões devidas a qualquer conflito laboral, mas devido à falta de respostas às reivindicações dos trabalhadores, nas quais se incluem a admissão de novos trabalhadores para substituir os que faltam, mas que o Governo continua a ignorar e os navios não funcionam sem trabalhadores", apontou a FECTRANS, em comunicado.

Manifestando solidariedade com o protesto dos utentes da TTSL, por considerar que "são, cada vez, mais mal servidos devido ao desinvestimento nestas empresas públicas", a federação questionou o porquê de não se admitirem novos trabalhadores.

"Será que querem razões para medidas de alienação das empresas, com a justificação da incapacidade de, no âmbito de empresa pública, prestar um serviço público de qualidade?", interrogou a FECTRANS.

Para a federação, a empresa TTSL, que junta a Transtejo e a Soflusa, "não pode continuar refém" da falta de respostas do Governo, devendo responder às reivindicações dos trabalhadores, que são "essenciais para a prestação de um serviço público de qualidade".

Na quinta-feira, os trabalhadores da Transtejo, que fazem as ligações entre a Margem Sul do rio Tejo e Lisboa, decidiram marcar cinco dias de greve parcial para continuar a reivindicar por aumentos salariais, disse à agência Lusa fonte sindical.

A decisão foi tomada durante um plenário de trabalhadores, realizado na quinta-feira à tarde, não estando para já estabelecido em que dias ocorrerá a paralisação, segundo adiantou o dirigente da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans), Paulo Lopes.

Os trabalhadores da Transtejo, juntamente com os da Soflusa, fizeram várias greves parciais durante este ano, a última das quais em 21 de setembro, devido a falhas nas negociações salariais entre a administração da empresa e os sindicatos, tendo o Ministério do Ambiente reunido igualmente com os sindicatos na tentativa de desbloquear a situação.

A Transtejo assegura as ligações fluviais entre o Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, e Lisboa, enquanto a Soflusa é responsável por ligar o Barreiro à capital.

Leia Também: Trabalhadores da Transtejo decidem avançar com 5 dias de greve parcial

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório