Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 25º

Preços de fábrica na China registam maior aumento desde 1995

Os preços de fábrica na China aumentaram ao ritmo mais rápido dos últimos 26 anos, segundo dados oficiais publicados hoje, à medida que a subida dos custos com matérias-primas intensificaram a pressão inflacionista sobre empresas e fabricantes.

Preços de fábrica na China registam maior aumento desde 1995
Notícias ao Minuto

10:58 - 14/10/21 por Lusa

Economia China

O Índice de Preços ao Produtor, um indicador da inflação nas vendas grossistas, subiu 10,7%, em setembro, em termos homólogos, segundo dados do Gabinete Nacional de Estatísticas.

Foi a maior subida desde 1995.

Em agosto, o mesmo índice registou um crescimento homólogo de 9,5%.

O aumento dos preços globais das matérias-primas elevaram drasticamente os preços de fábrica na China, este ano, com a escassez de carvão a agravar também uma crise de energia no país.

O aumento ocorre numa altura de altas taxas de inflação registadas a nível global.

Mas os números ainda não influenciaram os preços ao consumidor na China, que em setembro subiram apenas 0,7%, um ritmo menor do que em agosto.

"Achamos que o risco de estagnação e inflação está a aumentar na China e também no resto do mundo", apontou Zhiwei Zhang, economista-chefe da Pinpoint Asset Management, num relatório.

"A ambiciosa meta de neutralidade de carbono coloca pressão persistente sobre os preços das matérias-primas, que são depois passados às empresas", apontou a mesma fonte.

Dados comerciais divulgados hoje revelaram que as importações de carvão da China aumentaram 76%, em setembro, em termos homólogos, numa altura em que o país tenta diminuir a escassez que levou ao racionamento de energia nas fábricas e empresas.

Além da escassez de energia, a economia da China está sob pressão devido a uma crise de liquidez entre algumas das maiores construtoras do país, incluindo a Evergrande, que esta semana voltou a falhar o pagamento de juros sobre títulos de dívida emitidos no exterior.

Leia Também: "Não vou terminar a carreira por quererem obrigar a vacinar-me"

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório