Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Quais são as preocupações dos jovens? Estabilidade financeira lidera

Conheça ainda o top 5 das principais preocupações dos jovens em Portugal.

Quais são as preocupações dos jovens? Estabilidade financeira lidera
Notícias ao Minuto

10:31 - 14/10/21 por Notícias ao Minuto

Economia Jovens

Um estudo do Observador Cetelem, cujas primeiras conclusões foram divulgadas esta quinta-feira, revela que 94% dos jovens portugueses dizem que uma das suas grandes preocupações é não conseguirem ser financeiramente estáveis

De acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a lista de preocupações não fica por aqui já que 88% dos jovens portugueses preocupam-se com a possibilidade de não terem acesso a cuidados de saúde, 87% em ficarem desempregados e 83% com a eventualidade de não virem a ter uma pensão de reforma. A perspetiva de não terem a sua própria casa (82%) encerra o top 5 das principais preocupações dos jovens em Portugal.

Estes dados resultam do estudo internacional 'Ser Jovem hoje: que caminhos existem para a independência?', que inquiriu jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, em seis países europeus: Portugal, Bélgica, República Checa, Itália, Roménia e Reino Unido.

"No que respeita às diferentes aspirações, além de 97% dos jovens considerarem importante viver respeitando o ambiente, os seus objetivos futuros passam muito pela gestão financeira. De acordo com o estudo, os jovens querem ser capazes de poupar dinheiro (96%), de não estarem endividados (96%) e não gastar mais do que aquilo que ganham (96%)", pode ler-se no mesmo comunicado. 

O estudo revela ainda que 96% dos jovens portugueses consideram importante gostar da sua atividade profissional, e com o bem-estar, expresso, por exemplo, na vontade de ter atividades de lazer (93%), ter muitos ou bons amigos (88%) e viajar (82%). Ter filhos (68%) e o trabalho remoto (54%) são as aspirações com menos adeptos entre os jovens portugueses.

Leia Também: Fisco. "Temos que dar prioridade àquilo que é o recrutamento externo"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório